DOI: 10.5281/zenodo.10680939

 

Sônia de Jesus da Silva

Acadêmica do curso de Licenciatura em Pedagogia; Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Campus Bacabal-MA. sonia.sns21@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo tem por finalidade discorrer sobre a trajetória da Língua Brasileira de Sinais e sua importância em todos os níveis de educação, objetivando mostrar também a relevância da mesma para a construção de uma sociedade equitativa, onde os surdos possam ser notados por sua competência e não por sua deficiência, e para a construção de uma educação igualitária. É notório e inegável que a Língua de Sinais ainda não ocupa seu devido lugar tanto na comunidade escolar, quanto na sociedade em geral, isso se deve tanto ao fato da mesma ter sido proibida no mundo por longos anos, e no Brasil ser reconhecida em lei apenas recentemente no ano de 2002, quanto ao fato de que ainda não há a oferta da Língua Brasileira de Sinais na maioria das escolas públicas e privadas, apesar desta ser a segunda língua oficial brasileira, por conta dessa e de outras circunstâncias, grande parte da comunidade surda não consegue, ou não sabe, utilizar o idioma, por isso ainda existe a grande necessidade  de apregoar a Libras em toda a comunidade, a fim de que se possa promover uma inclusão fundamentada. Os obstáculos aqui discorridos, serão abordados e dialogados ao longo do referido artigo.

Palavras-Chave: Surdos; Libras; Educação.