DOI: 10.5281/zenodo.10680963

 

Joseane Rosa Rockenbach

formada em Magistério (1999) e licenciada em Letras- Português- pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), São Leopoldo, RS; pós-graduada em Leitura e Produção Textual (2008) pela Universidade La Salle (UnilaSalle), Canoas, RS; pós-graduada em Mídias da Educação (2013) pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel); AEE (Atendimento Educacional Especializado) e Salas de Recursos Multifuncionais (2018) (Dom Alberto) além de ser especialista em GESTÃO ESCOLAR (Administração, supervisão, orientação e inspeção) (2022), (Dom Alberto) e Mestre em Letras e Cultura (2023) pela Universidade de Caxias do Sul, (UCS) e doutoranda em Educação pela Universidade La Salle (UnilaSalle). Possui noção básica de Língua Inglesa. Atuou como Professora de Língua Portuguesa na rede municipal de Bom Princípio além de ter trabalhado como professora de Anos Iniciais na mesma rede. Exerceu o cargo de Coordenadora do Gestar de Língua Portuguesa em São Sebastião do Caí (2009-2010) além de ter dado assessoramento Pedagógico de Língua Portuguesa na APAE da mesma cidade. Atualmente, atua como Diretora da Escola Municipal São José.

 

RESUMO

Este artigo apresenta a pesquisa vinculada ao curso de extensão “Escola e pesquisa: um encontro possível”, desenvolvido pelo programa “Nossa escola pesquisa sua opinião (NEPSO)”, aplicado pela Universidade de Caxias do Sul, UCS, no Núcleo de São Sebastião do Caí. Essa pesquisa teve como aspiração formar leitores e escritores, sem deixar de concretizar os objetivos de língua portuguesa, preparando alunos para o entendimento de obras literárias e também pela aquisição do gosto pela leitura e, consequentemente, preparando o estudante para a vida prática, na qual ele desenvolve a expressividade verbal e sua imaginação criadora. Refletindo sobre essas ações, os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental São José, de Bom Princípio, RS, juntamente com a professora de Língua Portuguesa, resolveram criar um projeto de pesquisa de opinião com base em todos os seus questionamentos sobre como poderiam gostar mais de ler e produzir. Após todos esses questionamentos, os alunos começaram lendo livros, assistindo a filmes, fazendo pesquisas na internet e conhecendo melhor a origem do livro. Tudo isso serviu de embasamento teórico para que pudessem colocar na prática o que estava sendo proposto. Eles também montaram um questionário com cinco questões, sendo três fechadas e duas abertas. O momento mais marcante do projeto foi quando os alunos começaram a notar que estavam indo mais à biblioteca e lendo com mais interesse, assim como quando perceberam que durante suas produções conseguiam ter mais ideias sobre o que escrever. Após todos esses apontamentos, sentiu-se a necessidade de continuar por mais tempo com o projeto para que a estudantes possam vivenciar durante todo o ano letivo atividades que aprimorem o hábito de ler e de escrever.

Palavras-chave: leitura, escrita, projeto, prática.