DOI: 10.5281/zenodo.10680969

 

Rubevanderson Rocha Reis

Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). rubrocrei@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Marylucia Cavalcante Silva

Doutora em Educação; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). cavalcanteuema@gmail.com

 

RESUMO

O seguinte relatório trás a tona as experiências vivenciadas na Gestão Escolar Democrática. Colando em análise a gestão da escola U.E.F PREFEITO JORGE JOSE DE MENDONÇA do município de Bacabal, localizada na zona urbana. O presente trabalho foi analisado mediante pesquisa de cunho qualitativa e descritiva para dar ênfase a proposta. Para a pesquisa qualitativa foram analisados os seguintes teóricos com base em: Nascimento, Nascimento e Lima (2020); Souza (2020);  Ramos (2015); Scalabrin e Molinari (2013); Souza & Carnielli (2003); Davis (2002); LDB (1996);. Durante o período do estágio foi possível presenciar os seguintes  problemas: falta de água, má comportamento dos alunos de forma geral e descomprometido de certas medidas educacionais para foco geral em determinada ação. Com o trabalho pudemos entender que a gestão escolar não é tão simples como parece. A vivência com a gestão e observar suas ações foi possível compreender mais a fundo a necessidade de um gestor capacitado.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação. Gestor escolar. Projeto pedagógico.