DOI: 10.5281/zenodo.10680975

 

Esdras Nalane Santos Sousa

Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). nalaneesdras@gmail.com

 

Jarllys Salgado Silva

Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). jarllyssalgadosilva@gmail.com

 

Rosilene de Sousa Conceição

Graduando em Matemática Licenciatura; Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). rosylenedesousac@gmail.com

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Internamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

Marylucia Cavalcante Silva

Doutora em Educação; Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

cavalcanteuema@gmail.com

 

RESUMO

O referido relatório coloca em pauta as experiências vivenciadas na Gestão Escolar Democrática. Tem como objetivo fazer uma análise da gestão escolar da escola U.E.F Governador Sarney do município de Bacabal, localizada na zona urbana. O presente trabalho foi analisado mediante pesquisa de cunho qualitativa e quantitativa para dar ênfase a proposta. Para a pesquisa qualitativa foram analisados os seguintes teóricos com base em: Nascimento, Nascimento e Lima (2020); Souza (2020); Oliveira e Menezes (2018); Gadotti (2016); Vieira e Vidal (2015); Ramos (2015); Scalabrin e Molinari (2013); Souza & Carnielli (2003); Davis (2002); LDB (1996); Corrêa e Oliveira (2019) e Barbosa (2023). E parcialmente de cunho quantitativo mediante análise de documentos, do Projeto Político e em dados da referida escola campo.. Com a organização deste trabalho, entende-se que a gestão escolar não é tão simples como se percebe no dia a dia. A pesquisa possibilitou a compreensão da dimensão desse estágio em gestão escolar na formação do acadêmico a qual é indispensável na construção do campo da teoria e prática e de suas realidades no cotidiano. Nesse contexto, apresenta-se, neste relatório experiência como forma de expor os caminhos traçado durante o estágio Curricular Supervisionado e permitir conhecer a atuação do Gestor no âmbito escolar.

Palavras-chave: Gestão Escolar. Educação. Projeto Pedagógico.