DOI: 10.5281/zenodo.10680948

 

Eliane T.T. Popp

Professora de escola pública na rede municipal de Maravilha/SC. Mestre em Geografia (PPGGeo) na Universidade Federal Fronteira Sul – UFFS – Campus de Chapecó/SC. Membro do Grupo de Pesquisa Espaço Tempo e Educação (GPETE) e do Grupo de Estudos Lugar e Cotidiano, Espaço-Tempo Glocal e Educação-(GeoLUGAR), da UFFS/SC.

 

RESUMO

O espaço geográfico é resultante da relação entre natureza e sociedade e dessa produção resulta a diversidade do espaço geográfico. Nesse sentido, este artigo tem como objetivo geral analisar como está apresentada a relação entre natureza e sociedade no documento curricular catarinense. Os objetivos específicos ficaram assim definidos: 1. Contextualizar abordagens bibliográficas que embasam a construção teórico-conceitual de sociedade e natureza; 2. Identificar e expor como esta relação está apresentada no documento curricular catarinense, dicotomizada ou em interconexão. A metodologia adotada sustenta-se na pesquisa qualitativa, entrecruzada com a hermenêutica dialógica, formando uma coalisão potente para este tipo de abordagem, caracterizando-se pela análise de interpretações, comparações e exposição dos dados. Este artigo envolve a pesquisa bibliográfica e documental, tendo como objeto de análise o documento de Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense, que foram discutidos a partir de elementos extraídos da Análise Textual Discursiva-ATD, que compreende categorização, unitarização e interpretação. Desde as considerações que surgiram, contudo, constata-se que natureza e sociedade são entendidas pelo documento de forma desconexa, ou seja, indissociáveis. O estudo completo referente ao documento curricular catarinense, considerando outras noções-chaves, pode ser observado na dissertação de mestrado da autora, concluído em abril de 2023.

Palavras-chave: Sociedade e Natureza 1. Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental do Território Catarinense 2. Ensino de Geografia 3.