DOI: 10.5281/zenodo.10866878

 

Marciária da Silva Sousa

Especialização em Ensino de Biologia pela Fundação Brasileira de Tecnologia e Educação (FUNBRATEC); Graduada em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)- Campus São Raimundo das Mangabeiras; Acadêmica do curso de Matemática Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)- Polo São Raimundo das Mangabeiras-MA. marciaria4@gmail.com


RESUMO

Sabe-se que a Matemática é uma área que, quando não desenvolvida de forma adequada, pode se tornar um problema no decorrer do ensino aprendizado do aluno fazendo com que muitos cresçam sem gostar da disciplina, e consequentemente, apresentando dificuldades e baixo rendimento escolar. Porém, quando utiliza- se ferramentas lúdicas, o estudante passa a construir conhecimentos matemáticos, além do que, aprende brincando. A atividade lúdica é uma forma de ensino que permite que o professor torne o conteúdo mais dinâmico. Com isso, a aula torna-se mais atrativa e descontraída, fazendo com que os estudantes tenham mais interesse pela aula e maior compreensão e fixação do conteúdo. A aplicabilidade do lúdico consiste, na apresentação, de forma clara, objetiva e rica em detalhes, do conteúdo a ser trabalhado em sala de aula, que pode ser feita por meio de jogos, recreações, competições, dentre outros recursos. Além disso, as atividades lúdicas são recursos pedagógicos essenciais e relevantes para que as aulas se tornem mais dinâmicas e prazerosas, contribuindo para a facilitação do processo de aprendizagem dos estudantes. Atualmente, as tecnologias são uma ferramenta de grande importância e que auxilia na dinâmica do processo de ensino e aprendizagem, se exploradas de forma criativa e responsável. Cabe ao professor usá-las a seu favor.

Palavras-chave: Matemática. Lúdico. Aprendizagem.