DOI: 10.5281/zenodo.10866886

 

Erica dos Santos Justino Coelho

Licenciada em Pedagogia (ISEPAM); Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional e Clínica (Facuminas). ericajustino69@gmail.com.

 

Lucimar da Silva Pereira Junior

Professor da rede pública de Campos dos Goytacazes/RJ; Licenciado em Pedagogia (ISEPAM). Especialista em Educação, Política e Sociedade e, Lúdico e Psicomotricidade na Educação Infantil (FESL). lucimar_junior@hotmail.com

 

RESUMO

Neste estudo, é discutida a importância do papel do psicopedagogo na promoção da inclusão de alunos surdos na educação infantil, através da integração de jogos, brinquedos e brincadeiras. O texto destaca inicialmente a relevância da legislação brasileira que assegura a Educação Especial e Inclusiva como um direito fundamental. Em seguida, são exploradas as múltiplas funções desempenhadas pelo psicopedagogo na educação inclusiva, que incluem a identificação das necessidades individuais dos alunos surdos, a colaboração com outros profissionais da educação e o acompanhamento personalizado dos alunos e suas famílias. A análise detalhada demonstra como os jogos, brinquedos e brincadeiras se tornam ferramentas pedagógicas eficazes nas mãos do psicopedagogo, permitindo a adaptação e personalização das atividades para atender às necessidades específicas dos alunos surdos. Estes recursos não apenas promovem o desenvolvimento acadêmico, mas também contribuem para o crescimento emocional, social e afetivo das crianças. Conclui-se que a atuação do psicopedagogo na inclusão do aluno surdo na educação infantil vai além da mera transmissão de conhecimentos, abrangendo também o fortalecimento da autoestima, autonomia e habilidades sociais dos alunos. Investir na formação continuada do psicopedagogo e na criação de ambientes educacionais inclusivos é essencial para assegurar uma educação de qualidade e equitativa para todos os alunos, independentemente de suas diferenças e desafios.

Palavras-chave: Psicopedagogo. Inclusão. Alunos surdos. Educação infantil. Jogos e brincadeiras.