Jarllys Salgado Silva
Bacharel em Administração pela
Universidade Ceuma; pós-graduado em Gestão Pública pela Universidade Fael;
pós-graduado em MBA Finanças, Auditoria e Controladoria pela Faculdade
Estratego; graduando do Curso de Matemática Licenciatura da Universidade Estadual
do Maranhão – MA; jarllyssalgadosilva@gmail.com
Leonardo Ramos Lima
Graduando do Curso de Matemática
Licenciatura da Universidade Estadual do Maranhão - MA, leolima200319@gmail.com
RESUMO
Este
artigo analisa estudos sobre a influência de jogos lúdicos no ensino da
matemática. A revisão bibliográfica abrange pesquisas que utilizaram diversos
tipos de jogos em diferentes níveis de ensino. Os resultados indicam que os
jogos lúdicos melhoram a aprendizagem, a motivação, a participação ativa e a compreensão
de conceitos matemáticos. Além disso, promovem a interação social e o
desenvolvimento de habilidades como organização, raciocínio lógico e autonomia.
A metodologia adotada foi a revisão bibliográfica, onde foi selecionado
artigos, dissertações e teses relevantes, bem como estudos principais de alguns
autores como Barreto (2016), Santos (2020), Silva (2022) e Souza (2018). A
pesquisa destaca a importância de aprofundar o conhecimento sobre as
potencialidades e desafios do uso de jogos lúdicos para aprimorar as práticas
pedagógicas.
Palavras-chave: Jogos lúdicos. Ensino da matemática. Aprendizagem.