Luan Inácio da Silva
Licenciado em Educação Física e Especialista em Educação Física Escolar
pela ASCES-UNITA, Especialista em Educação Física e Psicomotricidade pela
Unopar e Graduando em Pedagogia na UFPE Caruaru
Email: luan.edf.silva@gmail.com
Matheus
Henrique Maciel
Professor de Educação Física. Licenciado em Educação Fisica
(ASCES-UNITA), Especiliasta em Educação Fisica Escolar. Email: matheushenrique_7@hotmail.com
Luiz
Gustavo dos Santos Nascimento
Professor de Educação Física. Licenciado em Educação Física
(ASCES-UNITA), Especialista em Educação Física Escolar. Email: gustavobagage@hotmail.com
Rafael Guimarães Silva
Licenciado em
Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela ASCES-UNITA,
Bacharel em Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela
UNOPAR. E-mail: rafael__guimaraes07@hotmail.com
Eidy Keely Rodrigues da Mota Silveira
Licenciada
em Educação Física (Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE),
Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade Iguaçu, Especialista em
Educação com ênfase em Gestão, Coordenação e Inspeção Escolar pela Famart. Complementação
pedagógica em Ciências da Natureza Plena pela FASESP. E-mail:
eidykeelyr@gmail.com
RESUMO
Introdução: As lutas enquanto conteúdo curricular nas aulas de
Educação Física deve ser compreendida como uma forma que trabalhe todos seus
componentes, tendo em vista valores filosóficos, culturais além de seus
princípios que podem vim ajudar na formação do cidadão, bem como pela sua
natureza disciplinar que se coloca como autocontrole e respeito ao outro. Objetivo:
Discutir como a nova Base Nacional Curricular Comum – BNCC entende o
trabalho com atividades de lutas no currículo de Educação Física e de que
forma está sendo trabalhado ou não este
conteúdo nas escolas participantes do PIBID/ASCES-UNITA em Caruaru-PE. Metodologia:
O trabalho tem como eixo metodológico um estudo explicativo transversal,
utilizando-se questionários aplicados a cinco professores de Educação Física de
escolas municipais atendidas pelo PIBID/ASCES-UNITA. O trabalho foi realizado
entre setembro de 2017 e novembro de 2018. Os dados
coletados foram classificados e analisados. Resultados e Discussão: Ficou constatado, a partir da análise dos dados coletados,
que existem na rede municipal de ensino dificuldades de infraestrutura, ao
mesmo tempo que há uma resistência pedagógica em não aceitação das lutas no
conteúdo curricular. Considerações Finais: Conclui-se que as
lutas são trabalhadas no currículo da escola de um modo reducionista, haja
vista a presença de preconceitos e desvalorização por parte da escola e da
comunidade, como também por professores.
Palavras-chave: Lutas. Educação Física. Educação. PIBID.