DOI: 10.5281/zenodo.13825667

 

Renata da Penha Coelho Mata

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Mestre em Educação, renata_penha_mata@hotmail.com

 

Sandra Maisa Pina Borges

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista na área da Educação Infantil. sandramaisa@hotmail.com

 

Elisabete Sena Nogueira Luna

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. lunaelizabete@hotmail.com

 

Aparecida Mitie Sassagima

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. aparecidamitie@hotmail.com

 

Dayane Teresinha Braz de Freitas

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. daianebrazroo@gmail.com

 

Ernestina Nogueira da Motta

Professora da Educação Infantil pela secretaria Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. Eernestinanogueira@hotmail.com

 

RESUMO

O presente texto resulta de leituras referentes ao tema crianças e Ciências Naturais Os moldes que englobam e transcendem a história, a antropologia, a sociologia, a filosofia e até a própria psicologia precisam resultar em uma concepção de criança que interaja e produza cultura no e com o meio em que se situa. Vale ressaltar ainda, que o currículo da Educação Infantil precisa estar conectado às concepções de mundo, garantindo que a produção desta cultura se revele em todos os espaços em que a criança circula dentro do ambiente escolar. A concepção de Educação Infantil mostrou avanços a partir da LDB (1996), definindo uma educação voltada para a criança, considerando-a como sujeito histórico e de direitos. Em 1998, o RCNEI, chega no sentido de orientar o trabalho do professor, direcionando o currículo a ser trabalhado.

Palavras-chave: Ciências Naturais. Currículo. Criança.