DOI: 10.5281/zenodo.13825673

 

Fabricio N Silva

Doutor em educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: fabriciolegal@hotmail.com

 

Layse Ferreira dos Santos Lúcio

Licenciada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). E-mail: laysesantos17@hotmail.com

 

Hevelynn Franco Martins

Doutoranda em Biotecnologia (PPGBiotec), na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: hevelynn_martins@hotmail.com

 

Felipe Azevedo da Silva Vieira

Graduando em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). E-mail: Felipeazvedo20@gmail.com

 

Ludmila Silva

Doutorado em Educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail:  ludmilanedinasilva@gmail.com

 

Mauricio Silva Alves

Doutor em Filosofia (Unisinos), professor Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: msalves@uefs.br

 

RESUMO

O presente estudo científico se destina a promover uma análise ampla a respeito dos possíveis benefícios do emprego de atividades que possuem um caráter lúdico no contexto escolar brasileiro, visando dessa forma despertar o interesse dos alunos e também facilitar a sua compreensão a respeito do conteúdo ministrado em aula. Destaca-se que tal estratégia educacional permite sobretudo uma integração maior entre os estudantes envolvidos que assim trocam experiências em prol da realização efetiva das atividades propostas. Para tal, este estudo investigativo em suma investiu em uma perspectiva metodológica de caráter tido como qualitativo, que se fez composta por um levantamento bibliográfico particularmente expressivo na qual encontrou-se 13 artigos viáveis a respeito do tema. Destaca-se que os estudos aqui reunidos demonstram a existência de uma melhora nos indicadores educacionais em virtude do emprego dessas abordagens de gamificação.

Palavras-chave: Estratégias de ensino. Educação. Gamificação.