Fabricio N Silva
Doutor em educação
pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: fabriciolegal@hotmail.com
Layse Ferreira dos
Santos Lúcio
Licenciada em
Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). E-mail:
laysesantos17@hotmail.com
Hevelynn Franco
Martins
Doutoranda em
Biotecnologia (PPGBiotec), na Universidade Estadual de Feira de Santana.
E-mail: hevelynn_martins@hotmail.com
Felipe Azevedo da
Silva Vieira
Graduando em Ciências
Biológicas, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). E-mail:
Felipeazvedo20@gmail.com
Ludmila Silva
Doutorado em Educação
pela Universidade Católica de Brasília. E-mail:
ludmilanedinasilva@gmail.com
Mauricio Silva Alves
Doutor em Filosofia (Unisinos), professor Assistente na Universidade
Estadual de Feira de Santana. E-mail: msalves@uefs.br
RESUMO
O presente estudo
científico se destina a promover uma análise ampla a respeito dos possíveis
benefícios do emprego de atividades que possuem um caráter lúdico no contexto
escolar brasileiro, visando dessa forma despertar o interesse dos alunos e
também facilitar a sua compreensão a respeito do conteúdo ministrado em aula.
Destaca-se que tal estratégia educacional permite sobretudo uma integração
maior entre os estudantes envolvidos que assim trocam experiências em prol da
realização efetiva das atividades propostas. Para tal, este estudo
investigativo em suma investiu em uma perspectiva metodológica de caráter tido
como qualitativo, que se fez composta por um levantamento bibliográfico
particularmente expressivo na qual encontrou-se 13 artigos viáveis a respeito
do tema. Destaca-se que os estudos aqui reunidos demonstram a existência de uma
melhora nos indicadores educacionais em virtude do emprego dessas abordagens de
gamificação.
Palavras-chave: Estratégias de ensino. Educação. Gamificação.