Luan Inácio da Silva
Licenciado em Educação Física e Especialista em
Educação Física Escolar pela ASCES-UNITA, Especialista em Educação Física e
Psicomotricidade pela Unopar e Graduando em Pedagogia na UFPE Caruaru
E-mail: luan.edf.silva@gmail.com
Matheus Henrique Maciel
Professor de Educação Física. Licenciado em
Educação Física (ASCES-UNITA), Especiliasta em Educação Física Escolar.
E-mail: matheushenrique_7@hotmail.com
Rafael
Guimarães Silva
Licenciado em
Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela ASCES-UNITA,
Bacharel em Educação física e Especialista em Educação física Escolar pela
UNOPAR. E-mail: rafael__guimaraes07@hotmail.com
Eidy Keely Rodrigues da Mota Silveira
Licenciada em Educação Física (Universidade Federal Rural de
Pernambuco-UFRPE), Especialista em Educação Física Escolar pela Faculdade
Iguaçu, Especialista em Educação com ênfase em Gestão, Coordenação e Inspeção
Escolar pela Famart. Complementação pedagógica em Ciências da Natureza Plena
pela FASESP. E-mail: eidykeelyr@gmail.com
RESUMO
Através dos tempos as práticas esportivas ganharam
diversos significados, seguindo os traços das culturas que pertencia. Podemos
compreender sua origem, onde práticas que hoje consideramos como esportivas
eram praticadas, mas sem essa distinção. O apogeu do esporte foi na Grécia
Antiga, onde iniciou-se as Olimpíadas da Antiguidade, com diversas modalidades,
que permeiam e foram se adaptando com o tempo. Adiante no tempo, na Revolução
Industrial, as práticas esportivas da ginástica ganharam ênfase com propósitos
de “produzir” os funcionários para aguentarem a jornada de trabalho. Não demora
muito e o esporte entra no currículo escolar. No Brasil através das Lei de
Diretrizes e Bases da Educação, com diferentes objetivos. Mas com qual
concepção o esporte está sendo trabalhado na atualidade? A referente pesquisa é
um estudo de campo, descritivo, transversal, e quali-quanti, onde foram
pesquisados dez professores de Educação Física das escolas de ensino
fundamental da cidade de Toritama-PE. Notou-se bastante influência de
tendências tradicionais e algumas dificuldades como: falta de espaço adequado,
excesso de competitividade, aulas no contraturno e entre outras. Apesar disso,
notou-se um grande avanço das tendências progressistas e significado do esporte
escolar. Onde entendemos essa mudança como significativa perante o histórico da
Educação Física escolar e educação brasileira, onde por vezes era trabalhada de
forma excludente, seguindo os passos do tradicionalismo enraizado por muito
tempo na educação escolar de modo geral.
Palavras-chave: Educação. Educação Física. Escola. Esportes.