Wanessa Costa dos Santos
Graduada em Ciências
Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Mestre
em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA. Pós graduada em Educação
Especial/Educação Inclusiva - UEMA. Pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado - UFPI.
Luciana Fernandes da Silva Souza
Graduada em
Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Pós graduada em
Psicopedagogia Cliníca e Institucional, Gestão e Supervisão escolar, Docência
do ensino superior e ABA pela FAEMA.
Pós
graduanda em Atendimento Educacional Especializado - UFPI.
Maria da Cruz Araújo Silva
Graduada em Letras
Português pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Pós graduada em Letras
Libras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado - UFPI.
RESUMO
O presente artigo teve
como objetivo geral investigar
o papel da formação de professores na promoção da educação inclusiva e seu
impacto na prática pedagógica e no ambiente escolar. Como objetivos específicos:
analisar como os currículos dos cursos de formação inicial de
professores abordam a educação inclusiva; identificar os principais desafios e
barreiras enfrentados pelos professores e pelas instituições de ensino na
formação para a inclusão, incluindo questões de recursos, tempo e apoio
institucional. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, um estudo do tipo
revisão sistemática de literatura, pois tem como escopo a análise crítica e
comparativa de algumas obras que tratam do tema, como, por exemplo, Borges
(2020), Costa (2020), dentre outros que tratam sobre a temática proposta. O objetivo de entender como a formação docente influencia a
prática pedagógica e o ambiente escolar foi amplamente alcançado. A pesquisa
evidenciou que a formação de professores tem um impacto positivo em diversos
aspectos, incluindo a capacidade dos educadores de implementar estratégias
inclusivas, adaptar o currículo às necessidades individuais dos alunos e
promover um ambiente escolar mais acolhedor. Professores que participaram de
programas de formação continuada mostraram maior confiança e competência na
utilização de técnicas inclusivas, refletindo em uma prática pedagógica mais
eficaz e adaptada às necessidades dos alunos.
Palavras-chave: Formação continuada. Inclusão. Educação.