DOI: 10.5281/zenodo.13958831

 

Wanessa Costa dos Santos

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. Mestre em Biodiversidade, Ambiente e Saúde - UEMA. Pós graduada em Educação Especial/Educação Inclusiva - UEMA. Pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado - UFPI.

 

Luciana Fernandes da Silva Souza

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Pós graduada em Psicopedagogia Cliníca e Institucional, Gestão e Supervisão escolar, Docência do ensino superior e ABA pela FAEMA.

 Pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado - UFPI.

 

Maria da Cruz Araújo Silva

Graduada em Letras Português pela Universidade Estadual do Piauí – UESPI. Pós graduada em Letras Libras pela Universidade Federal do Piauí – UFPI. Pós graduanda em Atendimento Educacional Especializado - UFPI.

 

RESUMO

O presente artigo teve como objetivo geral investigar o papel da formação de professores na promoção da educação inclusiva e seu impacto na prática pedagógica e no ambiente escolar. Como objetivos específicos: analisar como os currículos dos cursos de formação inicial de professores abordam a educação inclusiva; identificar os principais desafios e barreiras enfrentados pelos professores e pelas instituições de ensino na formação para a inclusão, incluindo questões de recursos, tempo e apoio institucional. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa, um estudo do tipo revisão sistemática de literatura, pois tem como escopo a análise crítica e comparativa de algumas obras que tratam do tema, como, por exemplo, Borges (2020), Costa (2020), dentre outros que tratam sobre a temática proposta. O objetivo de entender como a formação docente influencia a prática pedagógica e o ambiente escolar foi amplamente alcançado. A pesquisa evidenciou que a formação de professores tem um impacto positivo em diversos aspectos, incluindo a capacidade dos educadores de implementar estratégias inclusivas, adaptar o currículo às necessidades individuais dos alunos e promover um ambiente escolar mais acolhedor. Professores que participaram de programas de formação continuada mostraram maior confiança e competência na utilização de técnicas inclusivas, refletindo em uma prática pedagógica mais eficaz e adaptada às necessidades dos alunos.

Palavras-chave: Formação continuada. Inclusão. Educação.