Alberto Marques de Medeiros Neto
Bacharel
em Biblioteconomia (UFRGS), Graduando em Arquivologia (UFRGS). E-mail:
marquesnto@yahoo.com.br
RESUMO
Este estudo acadêmico
visa estabelecer uma reflexão de todo pertinente quanto ao espaço da Biblioteca
no ambiente educacional, investigando a respeito de seu funcionamento que em
tese deve ser conduzido por um profissional habilitado, contudo, vislumbra-se
um cenário na qual docentes são realocados nesse setor, sem receber o devido
preparo para o exercício dessa função, que se faz tão relevante para a
comunidade escolar. De forma que o presente artigo se dispõe a expor algumas
das consequências dessa invasão que se faz tão comum na rede pública de ensino
nacional. Para tanto, este trabalho se sustenta por meio de um levantamento de
informações caracterizado como amplamente qualitativo, visando dessa forma uma
maneira eficaz de ecoar a percepção de diversos autores acerca do tema
abordado, nota-se que foram reunidos 7 estudos que contemplavam o referido assunto, estando de acordo com os critérios
de seleção definidos. Por fim, foi possível averiguar a existência de uma
demanda reprimida por profissionais plenamente habilitados, que poderiam
evidentemente realizar uma melhor atuação no respectivo setor mas que tem o seu
local de trabalho apropriado por outros profissionais sem a devida capacitação.
Palavras-chave: Biblioteca escolar. Atuação profissional. Educação.