DOI: 10.5281/zenodo.14210762

 

Alberto Marques de Medeiros Neto

Bacharel em Biblioteconomia (UFRGS), Graduando em Arquivologia (UFRGS). E-mail: marquesnto@yahoo.com.br

 

 

RESUMO

Este estudo acadêmico visa estabelecer uma reflexão de todo pertinente quanto ao espaço da Biblioteca no ambiente educacional, investigando a respeito de seu funcionamento que em tese deve ser conduzido por um profissional habilitado, contudo, vislumbra-se um cenário na qual docentes são realocados nesse setor, sem receber o devido preparo para o exercício dessa função, que se faz tão relevante para a comunidade escolar. De forma que o presente artigo se dispõe a expor algumas das consequências dessa invasão que se faz tão comum na rede pública de ensino nacional. Para tanto, este trabalho se sustenta por meio de um levantamento de informações caracterizado como amplamente qualitativo, visando dessa forma uma maneira eficaz de ecoar a percepção de diversos autores acerca do tema abordado, nota-se que foram reunidos 7 estudos que contemplavam o referido  assunto, estando de acordo com os critérios de seleção definidos. Por fim, foi possível averiguar a existência de uma demanda reprimida por profissionais plenamente habilitados, que poderiam evidentemente realizar uma melhor atuação no respectivo setor mas que tem o seu local de trabalho apropriado por outros profissionais sem a devida capacitação.

Palavras-chave: Biblioteca escolar. Atuação profissional. Educação.