DOI: 10.5281/zenodo.14210766

 

Kelly Lene Lopes Calderaro

UFPA

kellycalderaro@hotmail.com

 

Francilene Sodré da Silva

UFP

franci-sodre@yahoo.com.br

 

Márcia Mariana Bittencourt Brito

UFPA

marciabit@ufpa.br

 

 

RESUMO

O presente artigo tem objetivo de analisar a linha do tempo e as mudanças curriculares imposta pela Base Nacional Comum Curricular. O processo de construção e implantação da BNCC não foi democrático. Trata-se de um documento extenso, que provocou alterações significativas na prática dos docentes da Educação Básica. O estudo é proveniente da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia – CABANA. Utiliza o Materialismo Histórico e Dialético como método de pesquisa e as técnicas de análise documental, roda de conversa, entrevistas, para analisar a Formação dos Professores e repercussões das políticas educacionais vigente na Política Educacional Brasileira. A imposição de um novo currículo nacional, sem o debate necessário e metodologias de análises, interações e a participação ativa dos professores e profissionais da Educação Básica, repercutiu com formato altamente tecnicista, resultou em ajustes pelos quais a educação integral não foi priorizada. No recorte apresentado no estudo, verificamos a disciplina de Artes e atestamos que a maior repercussão está na garantia de formação para o mercado de trabalho e na ênfase da modificação de material didático.

Palavras-chave: Formação de Professores; BNCC; Artes.