Kelly Lene Lopes
Calderaro
UFPA
kellycalderaro@hotmail.com
Francilene Sodré da
Silva
UFP
franci-sodre@yahoo.com.br
Márcia Mariana Bittencourt
Brito
UFPA
marciabit@ufpa.br
RESUMO
O presente artigo tem
objetivo de analisar a linha do tempo e as mudanças curriculares imposta pela
Base Nacional Comum Curricular. O processo de construção e implantação da BNCC
não foi democrático. Trata-se de um documento extenso, que provocou alterações
significativas na prática dos docentes da Educação Básica. O estudo é
proveniente da pesquisa desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte,
Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia – CABANA. Utiliza o Materialismo
Histórico e Dialético como método de pesquisa e as técnicas de análise
documental, roda de conversa, entrevistas, para analisar a Formação dos
Professores e repercussões das políticas educacionais vigente na Política
Educacional Brasileira. A imposição de um novo currículo nacional, sem o debate
necessário e metodologias de análises, interações e a participação ativa dos
professores e profissionais da Educação Básica, repercutiu com formato
altamente tecnicista, resultou em ajustes pelos quais a educação integral não
foi priorizada. No recorte apresentado no estudo, verificamos a disciplina de
Artes e atestamos que a maior repercussão está na garantia de formação para o
mercado de trabalho e na ênfase da modificação de material didático.
Palavras-chave: Formação de Professores; BNCC; Artes.