Renata
da Penha Coelho Mata
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Mestre em Educação, renata_penha_mata@hotmail.com
Anailda
Nunes Ferreira Queiroz
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. anaildanunesferreira@hotmail.com
Sandra
Maisa Pina Borges
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista na área da Educação
Infantil. sandramaisa@hotmail.com
Elisabete
Sena Nogueira Luna
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. lunaelizabete@hotmail.com
Beatriz
Oliveira Cassimiro
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. biaoliver@hotmail.com
Lidiane da Silva Rocha de
Souza
Professora da Educação Infantil pela secretaria
Municipal de Educação em Rondonópolis. Especialista. lidianesilvarocha665@hotmail.com
RESUMO
O presente texto resulta de
duas pesquisas de mestrado em educação, realizada no município de
Rondonópolis-MT. Foram leituras referentes ao tema do emparedamento da infância
e sobre os corpos das crianças na Educação Infantil. Trata sobre a importância
de se (re) pensar os espaços de referência das unidades que acolhem a infância.
Espaços estes onde as crianças passam boa parte de suas vidas e onde constroem
e protagonizam seus próprios conhecimentos. Neste sentido, buscamos
problematizar acerca das práticas significativas que os espaços ao ar livre
propiciam às crianças, da Educação Infantil, do município de Rondonópolis, onde
a natureza se encontra na vida cotidiana das crianças na Educação Infantil.
Para realizar essa pesquisa, utilizamos a abordagem qualitativa, com característica
bibliográfica, fundamentada em teóricos que dialogam sobre aproximação da
criança com a natureza, como Lea Tiriba (2018), Gandhy (2016), Louv (2018). A
pesquisa nos possibilitou um olhar sensível e reflexível aos espaços educativos
em que nossas crianças estão inseridas cotidianamente, e sobre a cultura e
concepções que os profissionais da educação infantil tem sobre o
desemparedamento da infância, uma reflexão ao desemparedar dos corpos e a
inclusão das crianças nos espaços ao ar livre, portanto, mais próximos do
contato com a natureza.
Palavras-chave: Natureza. Criança. Educação Infantil.