DOI: 10.5281/zenodo.14210758

 

Lariza dos Santos Nolêto

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); Pós-graduanda em Educação Física Escolar com ênfase em Educação Especial pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI). E-mail: dssnoleto@hotmail.com

 

 

RESUMO

Este artigo apresentou alguns problemas com relação a educação e inclusão escolar. O objetivo geral constitui investigar a relação entre educação e inclusão, por meio de reflexões sobre possíveis transformações no ambiente escolar e na formação de professores. Como objetivos específicos, o estudo: revisará as transformações fundamentais permitidas para a prática da Educação Inclusiva; verificará a relação existente entre Educação Inclusiva e formação de professores; considerará o papel da escola com relação à Educação Inclusiva; e avaliará o papel do professor diante do desafio da inclusão. Este é um estudo qualitativo, desenvolvido a partir de uma revisão exploratória da literatura. O estudo revela que, para a Educação Inclusiva, seria necessário implementar, no nível educacional, mudanças no sistema educacional começando pela aceitabilidade da escola para crianças com deficiência no âmbito escolar.

Palavras-chave: Educação. Educação Física. Educação Especial. Inclusão.