Maria Nazaré Ribon Silva
Graduada em Letras – Português/Português. Mestre em
Educação pelo Instituto IPLAC - Cuba. Especialização em Metodologia de Ensino
Língua Portuguesa e Gestão Escolar. Psicopedagoga. Efetiva na rede pública por 34 anos no Estado
do Espírito Santo, lecionando Língua Portuguesa e Literaturas. Atuou como
professora universitária. Atualmente, atua como professora do Atendimento
Educacional Especializado - AEE.
E-mail: nazareribonsilva@hotmail.com. CV Lattes:
http://lattes.cnpq.br/1143785802367605.
Sérgio Rodrigues de Souza
Pedagogo. Pós-PhD. em Psicologia. Email:
srgrodriguesdesouza@gmail.com.
RESUMO
Ler e
escrever, assim como falar são práticas sociais essenciais para o indivíduo que
vive em uma sociedade de falantes e letrados e, que necessita se comunicar com
os seus pares, por meio da fala ou por meio da língua escrita. A língua falada
é adquirida no convívio, primeiramente, com os membros da família e, o seu
vocabulário é ampliado a partir do memento que os grupos sociais com quais a
criança vive vão se multiplicando, igreja, escola, quadro de esporte, grupo de
dança, parques de diversão dentre outros. Porém, para adquirir a língua escrita
o processo é um pouco mais complexo, é preciso que alguém, familiar, professor,
amigo alfabetizado insira a criança no mundo das letras. A obrigatoriedade de
se matricular as crianças na rede de ensino de quatro a dezessete anos, nos
termos do art. 4º, inc. I da Lei 9.394/1996 e 208 da Constituição Federal,
chama a atenção para a necessidade da escola repensar as suas práticas
metodológicas do ensino da leitura e da língua escrita, considerando-se o tempo
maior de permanência do aluno, no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o
presente artigo tem como objetivo entender como a prática do modelo interativo
de leitura poderá contribuir para a melhoria da leitura e da língua escrita.
Todo o processo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica serão feitos
levantamentos sobre de maneira a prática de leitura baseado no modelo
interativo poderá contribuir para uma abordagem metodológica multidisciplinar
na melhoria do processo de ensino aprendizagem da língua escrita. Vale lembrar
que, isso se faz necessário para que se rompa com as práticas livrescas e sem
sentido do ensino da leitura e da escrita e abra novas possibilidades para uma
abordagem metodológica multidisciplinar e dinâmica, fundamentada nos princípios
do modelo interativo de leitura.
Palavras-chave: Leitura e escrita. Modelo Interativo de Leitura. Abordagem Multidisciplinar Interativa no Ensino da Língua Escrita. Metodologia Ativa. Atendimento Educacional Especializado.