DOI: 10.5281/zenodo.14210748

 

Maria Nazaré Ribon Silva

Graduada em Letras – Português/Português. Mestre em Educação pelo Instituto IPLAC - Cuba. Especialização em Metodologia de Ensino Língua Portuguesa e Gestão Escolar. Psicopedagoga.  Efetiva na rede pública por 34 anos no Estado do Espírito Santo, lecionando Língua Portuguesa e Literaturas. Atuou como professora universitária. Atualmente, atua como professora do Atendimento Educacional Especializado - AEE.

E-mail: nazareribonsilva@hotmail.com. CV Lattes: http://lattes.cnpq.br/1143785802367605.

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Pedagogo. Pós-PhD. em Psicologia. Email: srgrodriguesdesouza@gmail.com.

 

 

RESUMO

Ler e escrever, assim como falar são práticas sociais essenciais para o indivíduo que vive em uma sociedade de falantes e letrados e, que necessita se comunicar com os seus pares, por meio da fala ou por meio da língua escrita. A língua falada é adquirida no convívio, primeiramente, com os membros da família e, o seu vocabulário é ampliado a partir do memento que os grupos sociais com quais a criança vive vão se multiplicando, igreja, escola, quadro de esporte, grupo de dança, parques de diversão dentre outros. Porém, para adquirir a língua escrita o processo é um pouco mais complexo, é preciso que alguém, familiar, professor, amigo alfabetizado insira a criança no mundo das letras. A obrigatoriedade de se matricular as crianças na rede de ensino de quatro a dezessete anos, nos termos do art. 4º, inc. I da Lei 9.394/1996 e 208 da Constituição Federal, chama a atenção para a necessidade da escola repensar as suas práticas metodológicas do ensino da leitura e da língua escrita, considerando-se o tempo maior de permanência do aluno, no processo de ensino-aprendizagem. Assim, o presente artigo tem como objetivo entender como a prática do modelo interativo de leitura poderá contribuir para a melhoria da leitura e da língua escrita. Todo o processo foi realizado por meio da pesquisa bibliográfica serão feitos levantamentos sobre de maneira a prática de leitura baseado no modelo interativo poderá contribuir para uma abordagem metodológica multidisciplinar na melhoria do processo de ensino aprendizagem da língua escrita. Vale lembrar que, isso se faz necessário para que se rompa com as práticas livrescas e sem sentido do ensino da leitura e da escrita e abra novas possibilidades para uma abordagem metodológica multidisciplinar e dinâmica, fundamentada nos princípios do modelo interativo de leitura.

Palavras-chave: Leitura e escrita. Modelo Interativo de Leitura. Abordagem Multidisciplinar Interativa no Ensino da Língua Escrita. Metodologia Ativa. Atendimento Educacional Especializado.