Francilene Sodré da Silva
Mestrado
em Artes pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Educação
Artística/UFPA . Graduação em Pedagogia/UNICESUMAR. Especialização em Gestão
Escolar/UNAMA. Especialização em Neuropsicopedagogia/FMSP. Especialização em
Alfabetização e Letramento/FMSP. Especialização em Atendimento Educacional
Especializado/FMSP. Secretária Municipal de Educação. Membro do Conselho
Municipal de Educação de Benevides/PA. Experiência em Gestão Escolar;
Coordenação de ensino; Gestão de Pessoas; Gestão de programas e projetos.
Kelly Lene Lopes Calderaro
PSICANALISTA. Neuropsicóloga. Doutoranda em Políticas Públicas Saúde/Educação pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES AR. Mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal do Pará - UFPA. . EDUCAÇÃO: Licenciatura Plena em Pedagogia; Licenciatura Plena em Ciências Biológicas; Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior; Especialização em Educação Especial e Inclusiva; Especialização em Metodologia Dialógica na Educação/Comunidade de Aprendizagem; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Gestão de Projetos. Especialização Metodologia do Ensino de Arte. Especialização em Libras. SAÚDE: Bacharel em Farmácia Bioquímica. Especialização em Micro política da Gestão e Trabalho em Saúde; Especialização em Análises Clinicas com ênfase em Doenças Tropicais (Microbiologia e Hematologia); .Especialização/MBA em Gestão Hospitalar; Especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Especialização em Neuropsicologia. Experiência Educação: Formação de professores; Projetos e Programas; Docência Educação Básica e Superior; Educação em Saúde.
Márcia Mariana Bittencourt Brito
É
Professora da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal do Pará
(FAV/UFPA). E professora permanente do Programa de Pós Graduação em Artes
(PPGARTES/UFPA). É doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB).
Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em
Educação Superior. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação,
Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia - CABANA. Exerceu o cargo de
Secretária Municipal de Educação de Belém do Pará (2021-2022), no qual
contribuiu para regulamentação da nova Lei do Sistema Municipal de Belém,
fortalecendo a gestão democrática e a educação integral, a partir da criação do
Núcleo de Arte, Educação e Cultura. Presidiu o Fórum Municipal de Educação de
Belém (2021-2022). E foi Membro do Conselho Nacional de Representantes da
Undime (2021-2022). È membro da Rede de Pesquisadores Universitas/Br. Na
condição de pesquisadora participou da Pesquisa Nacional de Educação na Reforma
Agrária, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e pesquisadora do
Observatório da Educação Superior - CAPES. Tem experiência de 20 anos de
trabalho na Educação Básica e Superior.
RESUMO
O presente
artigo traz o processo de construção do currículo de Artes na cidade Berço da
Liberdade na perspectiva de falas de professores da educação básica que atuam
no município de Benevides. A pesquisa busca um caminho epistemológico que
consolide a trilogia de: conhecimento teórico,
vivências pedagógicas e a memoria cultural do povo. Buscando reflexões
freireanas na Pedagogia da Autonomia e na
Práxis Emancipadora. Com foco na formação de professores. O recorte
feito baseia‐se nos estudos das teorias do currículo, com ênfase na fase crítica. Ressalta também a importância da
práxis nos processos educacionais como forma de democratização dos saberes e da
criação artística e salienta a autonomia docente na elaboração das propostas
curriculares.
Palavras-chave: Currículo, Práxis, Formação de professores.