DOI: 10.5281/zenodo.14210770

 

Francilene Sodré da Silva

Mestrado em Artes pela Universidade Federal do Pará. Graduação em Educação Artística/UFPA . Graduação em Pedagogia/UNICESUMAR. Especialização em Gestão Escolar/UNAMA. Especialização em Neuropsicopedagogia/FMSP. Especialização em Alfabetização e Letramento/FMSP. Especialização em Atendimento Educacional Especializado/FMSP. Secretária Municipal de Educação. Membro do Conselho Municipal de Educação de Benevides/PA. Experiência em Gestão Escolar; Coordenação de ensino; Gestão de Pessoas; Gestão de programas e projetos.

 

Kelly Lene Lopes Calderaro

PSICANALISTA. Neuropsicóloga. Doutoranda em Políticas Públicas Saúde/Educação pela Universidad de Ciencias Empresariales y Sociales - UCES AR. Mestre em Saúde, Ambiente e Sociedade pela Universidade Federal do Pará - UFPA. . EDUCAÇÃO: Licenciatura Plena em Pedagogia; Licenciatura Plena em Ciências Biológicas; Especialização em Metodologia do Ensino na Educação Superior; Especialização em Educação Especial e Inclusiva; Especialização em Metodologia Dialógica na Educação/Comunidade de Aprendizagem; Especialização em Psicopedagogia; Especialização em Gestão de Projetos. Especialização Metodologia do Ensino de Arte. Especialização em Libras. SAÚDE: Bacharel em Farmácia Bioquímica. Especialização em Micro política da Gestão e Trabalho em Saúde; Especialização em Análises Clinicas com ênfase em Doenças Tropicais (Microbiologia e Hematologia); .Especialização/MBA em Gestão Hospitalar; Especialização em Atenção Farmacêutica e Farmácia Clínica. Especialização em Neuropsicologia. Experiência Educação: Formação de professores; Projetos e Programas; Docência Educação Básica e Superior; Educação em Saúde. 

 

Márcia Mariana Bittencourt Brito

É Professora da Faculdade de Artes Visuais, da Universidade Federal do Pará (FAV/UFPA). E professora permanente do Programa de Pós Graduação em Artes (PPGARTES/UFPA). É doutora em Educação pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Especialista em Educação Superior. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Arte, Educação, Cultura e Interdisciplinaridade na Amazônia - CABANA. Exerceu o cargo de Secretária Municipal de Educação de Belém do Pará (2021-2022), no qual contribuiu para regulamentação da nova Lei do Sistema Municipal de Belém, fortalecendo a gestão democrática e a educação integral, a partir da criação do Núcleo de Arte, Educação e Cultura. Presidiu o Fórum Municipal de Educação de Belém (2021-2022). E foi Membro do Conselho Nacional de Representantes da Undime (2021-2022). È membro da Rede de Pesquisadores Universitas/Br. Na condição de pesquisadora participou da Pesquisa Nacional de Educação na Reforma Agrária, pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e pesquisadora do Observatório da Educação Superior - CAPES. Tem experiência de 20 anos de trabalho na Educação Básica e Superior.

 

 

RESUMO

O presente artigo traz o processo de construção do currículo de Artes na cidade Berço da Liberdade na perspectiva de falas de professores da educação básica que atuam no município de Benevides. A pesquisa busca um caminho epistemológico que consolide a trilogia de: conhecimento teórico,  vivências pedagógicas e a memoria cultural do povo. Buscando reflexões freireanas na Pedagogia da Autonomia e na Práxis Emancipadora. Com foco na formação de professores. O recorte feito baseiase nos estudos das teorias do currículo, com ênfase na fase  crítica. Ressalta também a importância da práxis nos processos educacionais como forma de democratização dos saberes e da criação artística e salienta a autonomia docente na elaboração das propostas curriculares.  

Palavras-chave: Currículo, Práxis, Formação de professores.