Mauricio Silva Alves
Doutor
em Filosofia (Unisinos), Professor Assistente na Universidade Estadual de Feira
de Santana. E-mail: msalves@uefs.br
Hevelynn Franco Martins
Doutorando
em Biotecnologia (PPGBiotec), na Universidade Estadual de Feira de Santana.
E-mail: hevelynn_martins@hotmail.com
Daiane de Moura Costa
Mestre
em Ciências Ambientais UNESP. E-mail: daianemoura19@gmail.com
Ludmila Silva
Doutorado
em educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail:
ludmilanedinasilva@gmail.com
Fabricio N Silva
Doutor
em aducação pela Universidade Católica de Brasilia. E-mail:
fabriciolegal@hotmail.com
Felipe Azevedo da Silva Vieira
Graduando
em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral,
Ceará. E-mail: Felipeazvedo20@gmail.com
RESUMO
Este artigo de
natureza científica visa discorrer a respeito da situação por vezes adversa que
se faz vivenciada por educadores no contexto do ensino público nacional,
ressaltando assim a imensa importância de se capacitar os docentes para lidar
com situações que exigem componentes psicossociais, uma vez que a sala de aula
corresponde a um ambiente de encontro na qual diálogos são estabelecidos, e
nisso vivências são trocadas entre os atores. De forma que o estudo de natureza
qualitativa aqui relatado, se configura como um levantamento de ordem
bibliográfica, cujos componentes teóricos derivam de relevantes bases de dados
acadêmicas com destaque para a Scielo e os repositórios de conceituadas
universidades federais brasileiras. Por fim, observou-se que existe um problema
de todo generalizado afetando a rede do sistema público de ensino, tal situação
está atrelada a uma evidente falta de recursos, bem como a necessidade de se
valorizar o trabalho dos profissionais que se decidam a nobre arte de lecionar.
Palavras-chave: Realidade escolar. Formação dos professores. Didática.