DOI: 10.5281/zenodo.14458155

 

Mauricio Silva Alves

Doutor em Filosofia (Unisinos), Professor Assistente na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: msalves@uefs.br

 

Hevelynn Franco Martins

Doutorando em Biotecnologia (PPGBiotec), na Universidade Estadual de Feira de Santana. E-mail: hevelynn_martins@hotmail.com

 

Daiane de Moura Costa

Mestre em Ciências Ambientais UNESP. E-mail: daianemoura19@gmail.com

 

Ludmila Silva

Doutorado em educação pela Universidade Católica de Brasília. E-mail: ludmilanedinasilva@gmail.com

 

Fabricio N Silva

Doutor em aducação pela Universidade Católica de Brasilia. E-mail: fabriciolegal@hotmail.com

 

Felipe Azevedo da Silva Vieira

Graduando em Ciências Biológicas, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), Sobral, Ceará. E-mail: Felipeazvedo20@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo de natureza científica visa discorrer a respeito da situação por vezes adversa que se faz vivenciada por educadores no contexto do ensino público nacional, ressaltando assim a imensa importância de se capacitar os docentes para lidar com situações que exigem componentes psicossociais, uma vez que a sala de aula corresponde a um ambiente de encontro na qual diálogos são estabelecidos, e nisso vivências são trocadas entre os atores. De forma que o estudo de natureza qualitativa aqui relatado, se configura como um levantamento de ordem bibliográfica, cujos componentes teóricos derivam de relevantes bases de dados acadêmicas com destaque para a Scielo e os repositórios de conceituadas universidades federais brasileiras. Por fim, observou-se que existe um problema de todo generalizado afetando a rede do sistema público de ensino, tal situação está atrelada a uma evidente falta de recursos, bem como a necessidade de se valorizar o trabalho dos profissionais que se decidam a nobre arte de lecionar.

Palavras-chave: Realidade escolar. Formação dos professores. Didática.