José da Silva
Coordenador do Fórum da Educação de
Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco; Membro do Comitê Estadual de Educação
do Campo; Coordenador da Articulação Sertaneja de Educação do Campo; Doutorando
em Ciências da Educação. E-mail: josenilsonpetrolina@gmail.com
Gleyson Silva dos Santos
Professor de Linguagens da EJA na
Educação do Campo no Estado de Pernambuco; Coordenador Regional do Fórum da
Educação de Jovens e Adultos da Mata Sul; Mestrando em Ciências da Educação.
E-mail: gleysonsilva15@hotmail.com
RESUMO
Este
estudo científico aborda a importância da educação de jovens e adultos nos
espaços prisionais em Pernambuco. A educação nessas situações não apenas
promove a ressocialização, mas também oferece oportunidades de reinserção
social e redução da reincidência criminal. O objetivo é discutir os desafios
enfrentados, como a falta de recursos e a infraestrutura tecnológica, assim,
propor soluções para a melhoria do acesso à educação nesse contexto. Por meio
de políticas eficazes e programas educacionais adaptados, é possível
transformar as prisões em ambientes de aprendizagem e desenvolvimento pessoal,
contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao
investir na educação dos detentos, não apenas se promove a sua reintegração na
sociedade após o cumprimento da pena, mas também se cria uma oportunidade de
quebrar o ciclo da criminalidade, transformando simbólicas não apenas suas
vidas, mas também a comunidade em geral. A pesquisa é bibliográfica e com
natureza qualitativa. A metodologia utilizada se baseou nos pressupostos
teóricos de autores que escreveram sobre o tema aqui evidenciado, onde a
fundamentação para a descrição da pesquisa foi norteada por seus estudos, assim
como a Constituição Federal (1988), Assis (2007), Tavares & Menandro
(2004), Lei de Execuções Penais (1976) e Moreira (2007).
Palavras-chave: Educação. EJA. Espaços Prisionais. Pernambuco.