DOI: 10.5281/zenodo.14789857

 

José da Silva

Coordenador do Fórum da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco; Membro do Comitê Estadual de Educação do Campo; Coordenador da Articulação Sertaneja de Educação do Campo; Doutorando em Ciências da Educação. E-mail: josenilsonpetrolina@gmail.com

 

Gleyson Silva dos Santos

Professor de Linguagens da EJA na Educação do Campo no Estado de Pernambuco; Coordenador Regional do Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Mata Sul; Mestrando em Ciências da Educação. E-mail: gleysonsilva15@hotmail.com

 

RESUMO

Este estudo científico aborda a importância da educação de jovens e adultos nos espaços prisionais em Pernambuco. A educação nessas situações não apenas promove a ressocialização, mas também oferece oportunidades de reinserção social e redução da reincidência criminal. O objetivo é discutir os desafios enfrentados, como a falta de recursos e a infraestrutura tecnológica, assim, propor soluções para a melhoria do acesso à educação nesse contexto. Por meio de políticas eficazes e programas educacionais adaptados, é possível transformar as prisões em ambientes de aprendizagem e desenvolvimento pessoal, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva. Ao investir na educação dos detentos, não apenas se promove a sua reintegração na sociedade após o cumprimento da pena, mas também se cria uma oportunidade de quebrar o ciclo da criminalidade, transformando simbólicas não apenas suas vidas, mas também a comunidade em geral. A pesquisa é bibliográfica e com natureza qualitativa. A metodologia utilizada se baseou nos pressupostos teóricos de autores que escreveram sobre o tema aqui evidenciado, onde a fundamentação para a descrição da pesquisa foi norteada por seus estudos, assim como a Constituição Federal (1988), Assis (2007), Tavares & Menandro (2004), Lei de Execuções Penais (1976) e Moreira (2007).

Palavras-chave: Educação. EJA. Espaços Prisionais. Pernambuco.