DOI: 10.5281/zenodo.14789859

 

José da Silva

Coordenador do Fórum da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco; Membro do Comitê Estadual de Educação do Campo; Coordenador da Articulação Sertaneja de Educação do Campo; Doutorando em Ciências da Educação. E-mail: josenilsonpetrolina@gmail.com

 

Gleyson Silva dos Santos

Professor de Linguagens da EJA na Educação do Campo no Estado de Pernambuco; Coordenador Regional do Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Mata Sul; Mestrando em Ciências da Educação. E-mail: gleysonsilva15@hotmail.com

 

RESUMO

De acordo com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) (2024), 46% da população brasileira acima de 25 anos ainda não completou a educação básica. O número se agrava com analfabetos acima dos 40 anos, evidenciando os problemas nas políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mediante a isso, refletir sobre as políticas públicas e a alfabetização e letramento na EJA é essencial para combater o analfabetismo persistente no Brasil. E para essa discussão traremos autores que discutem sobre essa temática: FREIRE (1980) (2008), SOARES (2003), TFOUNI (2005), entre outros. Destacando que além de ensinar habilidades básicas de leitura e escrita, é crucial capacitar os alunos para compreender criticamente o mundo ao seu redor e participar ativamente da sociedade. Ainda, espera-se que esse estudo contribua para pesquisas posteriores, uma vez que o estudo não se encontra inesgotável.

Palavras-chave: Alfabetização. EJA. Letramento.