José da Silva
Coordenador do Fórum da Educação de
Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco; Membro do Comitê Estadual de Educação
do Campo; Coordenador da Articulação Sertaneja de Educação do Campo; Doutorando
em Ciências da Educação. E-mail: josenilsonpetrolina@gmail.com
Gleyson Silva dos Santos
Professor de Linguagens da EJA na
Educação do Campo no Estado de Pernambuco; Coordenador Regional do Fórum da
Educação de Jovens e Adultos da Mata Sul; Mestrando em Ciências da Educação.
E-mail: gleysonsilva15@hotmail.com
RESUMO
De acordo
com a Pnad (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio) (2024), 46% da
população brasileira acima de 25 anos ainda não completou a educação básica. O
número se agrava com analfabetos acima dos 40 anos, evidenciando os problemas
nas políticas de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Mediante a isso, refletir
sobre as políticas públicas e a alfabetização e letramento na EJA é essencial
para combater o analfabetismo persistente no Brasil. E para essa discussão
traremos autores que discutem sobre essa temática: FREIRE (1980) (2008), SOARES
(2003), TFOUNI (2005), entre outros. Destacando que além de ensinar habilidades
básicas de leitura e escrita, é crucial capacitar os alunos para compreender
criticamente o mundo ao seu redor e participar ativamente da sociedade. Ainda,
espera-se que esse estudo contribua para pesquisas posteriores, uma vez que o
estudo não se encontra inesgotável.
Palavras-chave: Alfabetização. EJA. Letramento.