Lion Granier Alves
Licenciado em História e Filosofia. Mestre em Ciências da Educação.
E-mail: liongranieralves@gmail.com
Sérgio Rodrigues de Souza
Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Sociologia. Pós-Doutor em Psicologia
Social. Consultor Científico. E-mail: srgrodriguesdesouza@gmail.com
RESUMO
Este
trabalho aborda a questão relacionada a aspectos de formação da identidade
quilombola no currículo da educação básica. Sua relevância científica
encontra-se no fato de discutir, cientificamente, a necessidade de uma
aproximação ao conhecimento empírico da matriz africana que orienta esta
situação e aprofundar o entendimento das leis elaboradas no Brasil com vistas a
resolver esta problemática sociológica. Sua relevância social está em
esclarecer à população, em geral, sobre as origens do pensamento filogenético
que direciona a vida e a existência sob raízes africanas. Trata-se de uma
pesquisa bibliográfica, documental, fundamentada na leitura e interpretação do
pensamento de autores que se debruçaram a esclarecer a temática. Tem como
objetivo geral compreender a discussão teórica sobre o ensino e a aprendizagem
acerca da temática quilombola e como isto atravessa o currículo escolar formal.
Pensar em propostas metodológicas que culminem num repensar do currículo escolar vigente,
se torna um grande e permanente desafio. Desafio este que, uma vez superado, subsidiaria a
materialização de uma Educação Básica e de uma saber menos excludente, capazes
de fomentar processos de ensino e aprendizagem pautados no respeito ao outro e
ao seu conhecimento, e na condição dialética de trocas simbólicas de saberes e
experiências, elementos considerados basilares para uma educação
verdadeiramente formadora da integralidade humana. O Estado Brasileiro, muito
mais que elaborar diretrizes sobre algo que não está definido tecnicamente, sem
nenhum princípio didático e/ou pedagógico, deveria é proporcionar pesquisas de
caráter empírico, histórico, que expliquem as relações históricas de identidade
que formaram a cultura brasileira, chegando ao racismo e outras vertentes de
expropriação dos afrodescendentes de sua condição de dignidade humana.
Palavras-chave: Educação Quilombola. Identidade Quilombola. Educação das relações étnico-raciais. Lei 10.639/2003.