DOI: 10.5281/zenodo.14789865

 

Lion Granier Alves

Licenciado em História e Filosofia. Mestre em Ciências da Educação. E-mail: liongranieralves@gmail.com

 

Sérgio Rodrigues de Souza

Licenciado em Pedagogia, Filosofia e Sociologia. Pós-Doutor em Psicologia Social. Consultor Científico. E-mail: srgrodriguesdesouza@gmail.com

 

RESUMO

Este trabalho aborda a questão relacionada a aspectos de formação da identidade quilombola no currículo da educação básica. Sua relevância científica encontra-se no fato de discutir, cientificamente, a necessidade de uma aproximação ao conhecimento empírico da matriz africana que orienta esta situação e aprofundar o entendimento das leis elaboradas no Brasil com vistas a resolver esta problemática sociológica. Sua relevância social está em esclarecer à população, em geral, sobre as origens do pensamento filogenético que direciona a vida e a existência sob raízes africanas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, documental, fundamentada na leitura e interpretação do pensamento de autores que se debruçaram a esclarecer a temática. Tem como objetivo geral compreender a discussão teórica sobre o ensino e a aprendizagem acerca da temática quilombola e como isto atravessa o currículo escolar formal. Pensar em propostas metodológicas que culminem num repensar do currículo escolar vigente, se torna um grande e permanente desafio. Desafio este que, uma vez superado, subsidiaria a materialização de uma Educação Básica e de uma saber menos excludente, capazes de fomentar processos de ensino e aprendizagem pautados no respeito ao outro e ao seu conhecimento, e na condição dialética de trocas simbólicas de saberes e experiências, elementos considerados basilares para uma educação verdadeiramente formadora da integralidade humana. O Estado Brasileiro, muito mais que elaborar diretrizes sobre algo que não está definido tecnicamente, sem nenhum princípio didático e/ou pedagógico, deveria é proporcionar pesquisas de caráter empírico, histórico, que expliquem as relações históricas de identidade que formaram a cultura brasileira, chegando ao racismo e outras vertentes de expropriação dos afrodescendentes de sua condição de dignidade humana.

Palavras-chave: Educação Quilombola. Identidade Quilombola. Educação das relações étnico-raciais. Lei 10.639/2003.