Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação-FIC,
prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
Quando se fala em Escola em Tempo Integral, é
preciso alçar uma visão voltada ao desenvolvimento pleno do ser humano
partindo, é claro, de sua integração com espaços, conteúdos e aprendizagens que
se encontram dentro e fora da escola. A educação integral assume um papel
fundamental para a superação das desigualdades sociais, sendo que auxilia na
ampliação de horizontes bem como na inserção de crianças, jovens e adultos numa
sociedade mais equitativa. Aliás, a qualidade da educação é estratégia de
redução das disparidades socioeconômicas. Aliadas aos objetivos do referido,
implementação da escola em tempo Integral
buscara assegurar a formação para a cidadania por meio da ludicidade e
do respeito às formas diversificadas de aprender. Importante frisar que esses
instrumentos de transformação e complementação do trabalho desenvolvido,
oportunizaram aos estudantes e professores momentos de aprimoramento do
conhecimento adquirido nas diversas áreas do saber. Neste contexto, a Escola em
Tempo Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o
desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física,
emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo,
compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e
comunidades locais, que são definidos em dois aspectos Educação Integral x
Educação de Tempo Integral. É importante destacar que a escola em Tempo
Intergral deve ser organizada em proncípios da Educação Integral como: Centralidade do Estudante, como o próprio
termo diz, o foco é no aluno. Com isso, todo projeto pedagógico deve ser
construído e revisitado a partir das necessidades do aluno, isso significa que
a proposta deve ser personalizada e que tenha, de fato, a participação dos
alunos nessa construção de um processo de ensino-aprendizagem global; Aprendizagem
permanente, princípio da aprendizagem permanente pressupõe que todas as
dimensões do processo de ensino-aprendizagem estejam inseridas no currículo. Dessa forma, as dimensões
desenvolvidas não é somente a intelectual, mas também a social, emocional, física
e cultural, compondo assim um desenvolvimento integral; Perspectiva inclusiva A
perspectiva inclusiva também está entre os princípios da educação integral.
Portanto, as propostas pedagógicas das escola devem respeitar todas as
diferenças, como as deficiências, a origem étnica e racial, religiosa, entre
outros; E Gestão Democrática, pilar importante, que existe para garantir os
interesses e necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.
Palavras-chave: Escola em Tempo Integral. Educação Integral. Política educacional.