DOI: 10.5281/zenodo.14789869

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação-FIC, prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

Quando se fala em Escola em Tempo Integral, é preciso alçar uma visão voltada ao desenvolvimento pleno do ser humano partindo, é claro, de sua integração com espaços, conteúdos e aprendizagens que se encontram dentro e fora da escola. A educação integral assume um papel fundamental para a superação das desigualdades sociais, sendo que auxilia na ampliação de horizontes bem como na inserção de crianças, jovens e adultos numa sociedade mais equitativa. Aliás, a qualidade da educação é estratégia de redução das disparidades socioeconômicas. Aliadas aos objetivos do referido, implementação da escola em tempo Integral  buscara assegurar a formação para a cidadania por meio da ludicidade e do respeito às formas diversificadas de aprender. Importante frisar que esses instrumentos de transformação e complementação do trabalho desenvolvido, oportunizaram aos estudantes e professores momentos de aprimoramento do conhecimento adquirido nas diversas áreas do saber. Neste contexto, a Escola em Tempo Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física, emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e comunidades locais, que são definidos em dois aspectos Educação Integral x Educação de Tempo Integral. É importante destacar que a escola em Tempo Intergral deve ser organizada em proncípios da Educação Integral como:  Centralidade do Estudante, como o próprio termo diz, o foco é no aluno. Com isso, todo projeto pedagógico deve ser construído e revisitado a partir das necessidades do aluno, isso significa que a proposta deve ser personalizada e que tenha, de fato, a participação dos alunos nessa construção de um processo de ensino-aprendizagem global; Aprendizagem permanente, princípio da aprendizagem permanente pressupõe que todas as dimensões do processo de ensino-aprendizagem estejam inseridas no currículo. Dessa forma, as dimensões desenvolvidas não é somente a intelectual, mas também a social, emocional, física e cultural, compondo assim um desenvolvimento integral; Perspectiva inclusiva A perspectiva inclusiva também está entre os princípios da educação integral. Portanto, as propostas pedagógicas das escola devem respeitar todas as diferenças, como as deficiências, a origem étnica e racial, religiosa, entre outros; E Gestão Democrática, pilar importante, que existe para garantir os interesses e necessidades de aprendizagem e desenvolvimento dos estudantes.

Palavras-chave: Escola em Tempo Integral. Educação Integral. Política educacional.