Lucimar da Silva Pereira Junior
Professor na Rede Pública Municipal
de Campos dos Goytacazes/RJ.
Mestrando em educação pelo Programa
de Pós-Graduação em Ciências da Educação (PPGCE/IECU). Pedagogo (ISEPAM) e
Cientista Social (UNICSUL); Licenciando em História pelo Centro Universitário
ETEP. Especialização em Teoria da
História e Historiografia (FFOCUS), Antropologia Cultural e Social (FFOCUS) e
em Educação, Política e Sociedade (FESL).
RESUMO
No
espaço escolar, as crianças precisam sentir-se familiarizadas, sendo
importante, portanto, encontrarem um local agradável para estudar e aprender,
de modo que seja garantida uma melhor absorção e fixação dos conteúdos. O
presente artigo tem como objetivo geral discutir o fato de que ensinar e
aprender são processos diferentes que envolvem educadores e alunos,
fortalecendo a discursão com teóricos e suas ideologias. Os objetivos
específicos consistem em entender o sujeito dentro de uma perspectiva moderna e
suas consequências para o processo ensino/aprendizagem; pontuar a diferenciação
dos processos e apresentar as contribuições de Paulo Freire diante a temática.
Por meio de uma revisão de literatura, a pesquisa notou que a interdependência
entre os dois conceitos é fundamental para entender o que se passa sob esses
nomes, conscientização e compreensão são vitais para o desenvolvimento de
qualquer negócio de aprendizado.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Paulo Freire. Educação escolar.