DOI: 10.5281/zenodo.14789861

 

Lucimar da Silva Pereira Junior

Professor na Rede Pública Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ.

Mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação (PPGCE/IECU). Pedagogo (ISEPAM) e Cientista Social (UNICSUL); Licenciando em História pelo Centro Universitário ETEP.  Especialização em Teoria da História e Historiografia (FFOCUS), Antropologia Cultural e Social (FFOCUS) e em Educação, Política e Sociedade (FESL).

 

RESUMO

No espaço escolar, as crianças precisam sentir-se familiarizadas, sendo importante, portanto, encontrarem um local agradável para estudar e aprender, de modo que seja garantida uma melhor absorção e fixação dos conteúdos. O presente artigo tem como objetivo geral discutir o fato de que ensinar e aprender são processos diferentes que envolvem educadores e alunos, fortalecendo a discursão com teóricos e suas ideologias. Os objetivos específicos consistem em entender o sujeito dentro de uma perspectiva moderna e suas consequências para o processo ensino/aprendizagem; pontuar a diferenciação dos processos e apresentar as contribuições de Paulo Freire diante a temática. Por meio de uma revisão de literatura, a pesquisa notou que a interdependência entre os dois conceitos é fundamental para entender o que se passa sob esses nomes, conscientização e compreensão são vitais para o desenvolvimento de qualquer negócio de aprendizado.

Palavras-chave: Ensino-aprendizagem. Paulo Freire. Educação escolar.