José da Silva
Coordenador do Fórum da
Educação de Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco; Membro do Comitê Estadual
de Educação do Campo; Coordenador da Articulação Sertaneja de Educação do
Campo; Doutorando em Ciências da Educação. E-mail:
josenilsonpetrolina@gmail.com
Gleyson Silva dos Santos
Professor de Linguagens
da EJA na Educação do Campo no Estado de Pernambuco; Coordenador Regional do
Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Mata Sul; Mestrando em Ciências da
Educação. E-mail: gleysonsilva15@hotmail.com
RESUMO
Os Fóruns
de Educação de Jovens e Adultos (EJA) representam uma importante ferramenta
para promover uma educação emancipatória e inclusiva. Em muitos contextos, os
Fóruns de EJA funcionam como espaços de discussão e participação política, onde
diferentes atores, como educadores, gestores educacionais, representantes dos
movimentos sociais, estudantes e membros da comunidade, podem se reunir para
debater políticas educacionais, identificar desafios e propor soluções para
melhorar a qualidade e o alcance da educação de jovens e adultos. Desse modo, o
objetivo deste estudo é analisar a participação política dos Fóruns de EJA na
educação emancipatória. A metodologia empregada, refere-se a uma revisão
bibliográfica. Como fundamentação teórica usou-se: BRANDÃO (2013), FREIRE
(1989, 1996, 2016), GOHN (2010), ZITKOSKI (2017), entre outros. Destarte, é importante entender que esses
fóruns são fundamentais para uma educação emancipatória porque permitem que os
próprios beneficiários da EJA participem ativamente do processo educacional e
da formulação de políticas que impactam suas vidas. Isso não apenas fortalece o
senso de pertencimento e empoderamento dos jovens e adultos, mas também promove
uma abordagem mais democrática e inclusiva na educação.
Palavras-chave: EJA. Fóruns. Participação Política. Educação Emancipatória.