DOI: 10.5281/zenodo.14789863

 

José da Silva

Coordenador do Fórum da Educação de Jovens e Adultos do Estado de Pernambuco; Membro do Comitê Estadual de Educação do Campo; Coordenador da Articulação Sertaneja de Educação do Campo; Doutorando em Ciências da Educação. E-mail: josenilsonpetrolina@gmail.com

 

Gleyson Silva dos Santos

Professor de Linguagens da EJA na Educação do Campo no Estado de Pernambuco; Coordenador Regional do Fórum da Educação de Jovens e Adultos da Mata Sul; Mestrando em Ciências da Educação. E-mail: gleysonsilva15@hotmail.com

 

RESUMO

Os Fóruns de Educação de Jovens e Adultos (EJA) representam uma importante ferramenta para promover uma educação emancipatória e inclusiva. Em muitos contextos, os Fóruns de EJA funcionam como espaços de discussão e participação política, onde diferentes atores, como educadores, gestores educacionais, representantes dos movimentos sociais, estudantes e membros da comunidade, podem se reunir para debater políticas educacionais, identificar desafios e propor soluções para melhorar a qualidade e o alcance da educação de jovens e adultos. Desse modo, o objetivo deste estudo é analisar a participação política dos Fóruns de EJA na educação emancipatória. A metodologia empregada, refere-se a uma revisão bibliográfica. Como fundamentação teórica usou-se: BRANDÃO (2013), FREIRE (1989, 1996, 2016), GOHN (2010), ZITKOSKI (2017), entre outros.  Destarte, é importante entender que esses fóruns são fundamentais para uma educação emancipatória porque permitem que os próprios beneficiários da EJA participem ativamente do processo educacional e da formulação de políticas que impactam suas vidas. Isso não apenas fortalece o senso de pertencimento e empoderamento dos jovens e adultos, mas também promove uma abordagem mais democrática e inclusiva na educação.

Palavras-chave: EJA. Fóruns. Participação Política. Educação Emancipatória.