Júlia Eduarda de Oliveira Tomaz
Graduando em
Licenciatura em Letras Libras, Bolsista Programa de Residência Pedagógica,
UFERSA, Campus Caraúbas, juliiaatomaz@gmail.com.
Artur Maciel Oliveira Neto
Mestre em Educação
Inclusiva, pela Universidade Paulista - SP, Preceptor Bolsista do Programa de
Residência Pedagógica, oliveira.neto@unesp.br.
Marina Maria Alves Dantas
Graduando em Licenciatura
em Letras Libras, Bolsista Programa de Residência Pedagógica, UFERSA, Campus
Caraúbas, marina-apodi@hotmail.com.
RESUMO
Neste artigo faremos
uma explanação acerca das experiências vivenciadas durante o Programa de
Residência Pedagógica - PRP, a qual os alunos do curso de licenciatura em
Letras Libras da UFERSA participaram durante o período de um ano e seis meses,
e de forma significativa e satisfatória concluíram esse percurso levando para
si experiências únicas. Considerando que esta foi a primeira vez em que a CAPES
incluiu e ofertou bolsas para o subprojeto interdisciplinar Libras/Português,
esta turma foi a primeira a participar do programa e a prestar essa importante
ação de parceria entre a universidade e educação básica, estando por dentro das
funcionalidades da escola pública de qualidade. Dessa forma, a presente
pesquisa é fundamentada na importância dessa experiência de docência na sala de
aula e de se compartilhar essa vivência possibilitando a produção acadêmica.
Assim, seguindo uma abordagem qualitativa, foi desenvolvida uma pesquisa
participativa, onde foram examinados por meio da análise documental, os documentos
e relatórios produzidos pelos residentes durante o percurso formativo, entre
outros textos que serviram de embasamento teórico. As aulas foram ministradas
numa turma de uma instituição estadual de atendimento a alunos surdos, em
Mossoró-RN. Fundamentado nisso, compreendemos que o processo de
ensino-aprendizagem da Libras para alunos surdos deve partir da Libras como
protagonista, assumindo sua estrutura visual-espacial, e também da perspectiva
do surdo, sua cultura e percepções, o que implica na elaboração de estratégias
e materiais que englobam esses aspectos e possibilitem a prática e a interação
entre os alunos.
Palavras-chave: Residência Pedagógica. Formação docente. Libras. Educação de surdos.