Prof° Dr. Márcio Luiz Oliveira de Aquino
Professor de Ciências da Educação da
Universidade Leonardo da Vinci de Assunção, Paraguai.
Mestre em
Educação pela Universidade Leonardo da Vinci de Assunção, Paraguai.
Especialista em
Educação Especial Instituto Libera Limes Campo Grande MS Brasil
Especialista em Gestão
Escola Campo Grande MS Brasil
Especialista em
Neuropsicologia IPOG Campo Grande MS Instituto Brasil
Graduado em
Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul-UEMS
Professor de pós
graduação da Universidade Leonardo da Vinci
e Professor da Secretaria de Municipal de Educação SEMED Campo Grande
MS.
Atende
adolescentes, adultos em domicilio realizando avaliação neuropsicológica e
psicoterapia. E-mail: marcionptea@gmail.com
Glécio Benvindo de Carvalho
Graduado em
Direito, especialista em TEA- Transtorno Espectro Autista e Processos
Administrativos e Sindicância e Direito do Trânsito. É mestrando
em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai. Atualmente é servidor público em Goiânia-Goiás,
Brasil.E-mail:gleciobenvindo@hotmail.com
Plínio da Silva Andrade
Graduado em Direito e possui
especialização em Direito Material e Processual Civil 2 - Graduado em Letras
Habilitação Inglês/ Português. 3 - Graduado em Licenciatura em Filosofia. 4 -
Graduado em Pedagogia. 5. Graduando em Licenciatura em Educação Especial
(atualmente).:1. Especialista em Educação Especial Transtornos Globais do
Desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades.2. Especialista em Neuropsicologia
Clinica e Orientação Escolar; 3. Especialista em Neuropsicopedagogia Clinica;
4. Especialista em Gestão Educacional. Mestrando em Ciências da Educação pela
Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai. Atualmente é Diretor Pedagógico no 3º
Colégio da Policia Militar do Paraná na cidade de Cornélio Procópio - PR. E-mail: plinio.andrade@escola.pr.gov.br
Raquel
Lopes de Oliveira Silva
Graduada
em Pedagogia(Faculdade Alfredo Nasser-GO-2013), especialista em formação de
professores para Braile e Libras(Faculdade Araguai-GO-2015). É mestranda em Ciências da Educação pela
Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai(2024-2026). Atualmente é servidora pública- Intérprete de
Libras- Senador Canedo-GO, Brasil. E-mail:raquelll.lllopes@gmail.com
RESUMO
Este artigo apresenta práticas de
ensino e aprendizagens no ensino fundamental de algumas escolas públicas em
Senador Canedo-Go, utilizando algumas correntes filosóficas discutidas e
trabalhadas no mestrado em Educação. Além de serem apresentadas as práticas, é
necessário todo relato escrito e teorizado sobre as estruturas filosóficas em
si, que também darão base ao desenvolvimento científico. Diante do cenário brasileiro de diversidade
cultural e linguística, a inclusão faz parte de uma das indagações levantadas:
Como um adulto surdo pode entender e de forma bilíngue utilizar tais correntes
filosóficas na educação para educar, ensinar e aprender? Como outros
profissionais da educação, podem compreender essas correntes e de repente
utilizá-las? As perguntas e questões são inúmeras, as barreiras igualmente, por
isso a importância dos recursos visuais aqui trazidos, para o entendimento das
correntes filosóficas voltadas para a prática da educação inclusiva. Toda a aprendizagem deve ser significativa
trazendo um real significado para sua prática, nosso receptor é o principal elo
da mensagem inicial em que as práticas e alternativas a ele utilizadas devem
sem dúvidas condizer com a necessidade do aluno. A metodologia adotada foi à
pesquisa qualitativa, baseada em observações das práticas bilíngues com alunos
surdos e ouvintes, contidas em revistas científicas, livros, além de fotos e
atividades.
Palavras chaves: Correntes filosóficas, Ensino e Aprendizagens, Abordagens bilíngues- Língua Brasileira de Sinais e Português e Interdisciplinaridade.