DOI: 10.5281/zenodo.15264588

 

Prof° Dr. Márcio Luiz Oliveira de Aquino

Professor de Ciências da Educação da Universidade Leonardo da Vinci de Assunção, Paraguai.

Mestre em Educação pela Universidade Leonardo da Vinci de Assunção, Paraguai.

Especialista em Educação Especial Instituto Libera Limes Campo Grande MS Brasil

Especialista em Gestão Escola Campo Grande MS Brasil

Especialista em Neuropsicologia IPOG Campo Grande MS Instituto Brasil

Graduado em Pedagogia pela Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul-UEMS

Professor de pós graduação da Universidade Leonardo da Vinci  e Professor da Secretaria de Municipal de Educação SEMED Campo Grande MS.

Atende adolescentes, adultos em domicilio realizando avaliação neuropsicológica e psicoterapia. E-mail: marcionptea@gmail.com

 

Glécio Benvindo de Carvalho

Graduado em Direito, especialista em TEA- Transtorno Espectro Autista e Processos Administrativos e Sindicância e Direito do Trânsito. É mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai. Atualmente é servidor público em Goiânia-Goiás, Brasil.E-mail:gleciobenvindo@hotmail.com

 

Plínio da Silva Andrade

Graduado em Direito e possui especialização em Direito Material e Processual Civil 2 - Graduado em Letras Habilitação Inglês/ Português. 3 - Graduado em Licenciatura em Filosofia. 4 - Graduado em Pedagogia. 5. Graduando em Licenciatura em Educação Especial (atualmente).:1. Especialista em Educação Especial Transtornos Globais do Desenvolvimento - TGD e Altas Habilidades.2. Especialista em Neuropsicologia Clinica e Orientação Escolar; 3. Especialista em Neuropsicopedagogia Clinica; 4. Especialista em Gestão Educacional. Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai. Atualmente é Diretor Pedagógico no 3º Colégio da Policia Militar do Paraná na cidade de Cornélio Procópio - PR. E-mail: plinio.andrade@escola.pr.gov.br

 

Raquel Lopes de Oliveira Silva

Graduada em Pedagogia(Faculdade Alfredo Nasser-GO-2013), especialista em formação de professores para Braile e Libras(Faculdade Araguai-GO-2015). É mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai(2024-2026).  Atualmente é servidora pública- Intérprete de Libras- Senador Canedo-GO, Brasil. E-mail:raquelll.lllopes@gmail.com

 

RESUMO

Este artigo apresenta práticas de ensino e aprendizagens no ensino fundamental de algumas escolas públicas em Senador Canedo-Go, utilizando algumas correntes filosóficas discutidas e trabalhadas no mestrado em Educação. Além de serem apresentadas as práticas, é necessário todo relato escrito e teorizado sobre as estruturas filosóficas em si, que também darão base ao desenvolvimento científico.  Diante do cenário brasileiro de diversidade cultural e linguística, a inclusão faz parte de uma das indagações levantadas: Como um adulto surdo pode entender e de forma bilíngue utilizar tais correntes filosóficas na educação para educar, ensinar e aprender? Como outros profissionais da educação, podem compreender essas correntes e de repente utilizá-las? As perguntas e questões são inúmeras, as barreiras igualmente, por isso a importância dos recursos visuais aqui trazidos, para o entendimento das correntes filosóficas voltadas para a prática da educação inclusiva.  Toda a aprendizagem deve ser significativa trazendo um real significado para sua prática, nosso receptor é o principal elo da mensagem inicial em que as práticas e alternativas a ele utilizadas devem sem dúvidas condizer com a necessidade do aluno. A metodologia adotada foi à pesquisa qualitativa, baseada em observações das práticas bilíngues com alunos surdos e ouvintes, contidas em revistas científicas, livros, além de fotos e atividades.

Palavras chaves: Correntes filosóficas, Ensino e Aprendizagens, Abordagens bilíngues- Língua Brasileira de Sinais e Português e Interdisciplinaridade.