DOI: 10.5281/zenodo.15264596

 

Alessandra Nery da Silva

Doutora e Professora da Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai.

E-mail:alessandra.nsilva2020@gmail.com

 

Damião Amiti Fagundes

Doutor e Professor da Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai.

E-mail: amiaouniversidadldv@gmail.com

 

Edna Misseno Pires

Doutora e professora da Universidade Federal de Goiás-UFG

E-mail para contato: edna.missenopires@gmail.com

 

Glécio Benvindo de Carvalho

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai. Servidor público em Goiânia-Goiás.

E-mail: gleciobenvindo@hotmail.com

 

Plínio da Silva Andrade

Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci, Paraguai. Diretor Pedagógico no 3º Colégio da Policia Militar do Paraná -Cornélio Procópio - PR.

E-mail: plinio.andrade@escola.pr.gov.br

 

Raquel Lopes de Oliveira Silva

Mestranda em Ciências da Educação pela Universidade Leonardo da Vinci,Paraguai. Pedagoga e Intérprete de LIBRAS do Município de Senador Canedo-GO). E-mail: raquelll.lllopes@gmail.com


RESUMO

A presente pesquisa está ancorada na LBI- Lei Brasileira de Inclusão de Nº 13.146 de 6 de julho de 2005, em uma escola municipal de Senador Canedo- GO, Brasil. Tendo como objetivo analisar a prática do Projeto Inclusivo e Classe Bilíngue: Usando a Literatura “Encontros Eternos” (LOPES,2012) para oferta de educação bilíngue, em Libras como primeira língua e na modalidade escrita da língua portuguesa como segunda língua, em escola inclusiva e classe bilíngue. Além de três perguntas como ideia central: 1-Como está sendo desenvolvido o input a Libras e o Português escrito da criança surda no oitavo ano de 2025 na escola pública de Senador Canedo-GO, Brasil? 2- Acontece um ensino bilíngue naquela classe só com o aluno surdo ou se estende para os alunos ouvintes? 3- Os professores regentes conhecem a história de educação dos surdos, a Libras, o seu conceito e suas características? Para o percurso metodológico utilizou-se a pesquisa bibliográfica e de campo, cujo amparo teórico encontra-se em autores como: Quadros e Karnopp(2004); Lopes(2012 e 2019); Pires(2015) ; Pires e Santos(2020) e Severino (2015), entre outros. Os resultados da pesquisa apontaram que é desenvolvido o input linguístico das duas línguas com o aluno surdo, há um início de um ensino bilíngue (L1- Libras e L2- Português) na classe, e os professores conhecem a história de educação dos surdos, a Libras, o conceito e suas características.

Palavra-chave: Educação Inclusiva; Literatura infanto juvenil. Classe Bilíngue (Língua Brasileira de Sinais e Português).