Marciária
da Silva Sousa
Professora
de Biologia do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão- IEMA- Unidade Plena Balsas;
Mestranda
em Ensino de Biologia pelo PROFBIO na Universidade Estadual do Piauí- UESPI;
Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade de
Patrocínio- FAP;
Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA;
Graduanda em Matemática Licenciatura pela
Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) polo São Raimundo das Mangabeiras- MA.
Elisbetânia Nascimento de Oliveira
Professora
de Matemática do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do
Maranhão- IEMA- Unidade Plena Balsas;
Pós-Graduada em
Metodologia do Ensino de Matemática e Ciências pela Faculdade do Interior
Paulista - FIP;
Graduada em Licenciatura
Plena em Matemática pela Universidade Federal
do Maranhão- UFMA;
elisbetanianascimentooliveira@gmail.com
Discentes da Eletiva Biomatemática:
os números da vida
Estudantes do Instituto Estadual de Educação,
Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA- Unidade Plena Balsas;
Estudantes matriculados na eletiva Biomatemática: os
números da vida.
RESUMO
A eletiva Biomatemática: Os Números da Vida, desenvolvida com alguns
estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Unidade
Plena Balsas (IEMA Balsas), teve como objetivo principal apresentar a
biomatemática como uma ferramenta interdisciplinar capaz de integrar
conhecimentos matemáticos e biológicos para a compreensão de fenômenos naturais
e sociais. A proposta envolveu uma abordagem teórico-prática que possibilitou
com que os estudantes explorassem de que forma modelos matemáticos podem ser
aplicados à análise de sistemas biológicos complexos, como o crescimento
populacional, a disseminação de doenças e os padrões na natureza, por exemplo.
Durante a eletiva, os estudantes tiveram contato com conceitos históricos e
modernos da biomatemática, desde as sequências de Fibonacci e proporção áurea
em organismos vivos até aplicações contemporâneas em genética, epidemiologia e
ecologia. Utilizando recursos computacionais, atividades investigativas e
análise de dados reais, os estudantes desenvolveram habilidades de modelagem
matemática e pensamento crítico, compreendendo como a matemática pode subsidiar
decisões em saúde pública, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável.
A eletiva também promoveu o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento,
destacando a importância da colaboração interdisciplinar para enfrentar
desafios atuais. Além disso, foram discutidos aspectos éticos e sociais
relacionados ao uso de modelos matemáticos em contextos biológicos, como a
edição genética e a simulação de cenários pandêmicos. Ao final da experiência,
os estudantes foram incentivados a desenvolver projetos que ilustrassem
aplicações práticas da biomatemática em problemas do cotidiano, reforçando uma
aprendizagem mais atraente e contextualizada. Essa iniciativa reforça o
compromisso do IEMA com a formação científica e cidadã dos estudantes,
promovendo uma educação integrada, inovadora e voltada para os desafios
contemporâneos.
Palavras-chave: Educação científica. Interdisciplinaridade. Pensamento crítico.