DOI: 10.5281/zenodo.15549479

 

Marciária da Silva Sousa

Professora de Biologia do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA- Unidade Plena Balsas;

Mestranda em Ensino de Biologia pelo PROFBIO na Universidade Estadual do Piauí- UESPI;

Especialista em Ensino de Biologia pela Faculdade de Patrocínio- FAP;

Graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão-IFMA;

Graduanda em Matemática Licenciatura pela Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) polo São Raimundo das Mangabeiras- MA.

marciaria4@gmail.com

 

Elisbetânia Nascimento de Oliveira

Professora de Matemática do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA- Unidade Plena Balsas;

Pós-Graduada em Metodologia do Ensino de Matemática e Ciências pela Faculdade do Interior Paulista - FIP;

Graduada em Licenciatura Plena em Matemática pela Universidade Federal

do Maranhão- UFMA;

elisbetanianascimentooliveira@gmail.com

 

Discentes da Eletiva Biomatemática: os números da vida

Estudantes do Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão- IEMA- Unidade Plena Balsas;

Estudantes matriculados na eletiva Biomatemática: os números da vida.

 

RESUMO

A eletiva Biomatemática: Os Números da Vida, desenvolvida com alguns estudantes do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão – Unidade Plena Balsas (IEMA Balsas), teve como objetivo principal apresentar a biomatemática como uma ferramenta interdisciplinar capaz de integrar conhecimentos matemáticos e biológicos para a compreensão de fenômenos naturais e sociais. A proposta envolveu uma abordagem teórico-prática que possibilitou com que os estudantes explorassem de que forma modelos matemáticos podem ser aplicados à análise de sistemas biológicos complexos, como o crescimento populacional, a disseminação de doenças e os padrões na natureza, por exemplo. Durante a eletiva, os estudantes tiveram contato com conceitos históricos e modernos da biomatemática, desde as sequências de Fibonacci e proporção áurea em organismos vivos até aplicações contemporâneas em genética, epidemiologia e ecologia. Utilizando recursos computacionais, atividades investigativas e análise de dados reais, os estudantes desenvolveram habilidades de modelagem matemática e pensamento crítico, compreendendo como a matemática pode subsidiar decisões em saúde pública, conservação ambiental e desenvolvimento sustentável. A eletiva também promoveu o diálogo entre diferentes áreas do conhecimento, destacando a importância da colaboração interdisciplinar para enfrentar desafios atuais. Além disso, foram discutidos aspectos éticos e sociais relacionados ao uso de modelos matemáticos em contextos biológicos, como a edição genética e a simulação de cenários pandêmicos. Ao final da experiência, os estudantes foram incentivados a desenvolver projetos que ilustrassem aplicações práticas da biomatemática em problemas do cotidiano, reforçando uma aprendizagem mais atraente e contextualizada. Essa iniciativa reforça o compromisso do IEMA com a formação científica e cidadã dos estudantes, promovendo uma educação integrada, inovadora e voltada para os desafios contemporâneos.

Palavras-chave: Educação científica. Interdisciplinaridade. Pensamento crítico.