Elizabete Borges Henriques
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). elizabeteborges352@gmail.com.
Josélia Costa Azevedo
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). joseliahazevedo@gmail.com.
Joseane Sena Fernandes
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). joseanesena42@gmail.com.
Maria da Conceição da Silva
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). marysilva6066@gmail.com.
Ronilza da Silva Sequeira
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). sequeiraronilza05@gmail.com
Tiago Henrique Ribeiro de Sousa
Graduando do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). tiagomaranhao2017@gmail.com.
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O presente Artigo coloca
em xeque sobre a Importância da Educação de Jovens e Adultos numa Perspectiva
Freiriana. O trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da
alfabetização na EJA como forma de resgatar a escolaridade média dos jovens,
adultos e idosos, visando propiciar uma formação digna e valorizar a educação
como meio de desenvolvimento pessoal e social, sendo um espaço de retomada da
cidadania, dignidade e autonomia dos estudantes. Nesse contexto, a pedagogia
freiriana apresenta uma abordagem dialógica, crítica e libertadora que valoriza
os saberes prévios dos educandos, respeita sua trajetória de vida e promove a
conscientização social. A referida pesquisa é de cunho qualitativa com o foco
em análise dos principais referenciais teóricos metodológicos discutindo os
desafios enfrentados pela EJA e apontar os princípios da educação freiriana
como forma de contribuir para a construção de práticas pedagógicas críticas e
transformadoras. Portanto a Educação de Jovens e Adultos é de
suma importância para o desenvolvimento da alfabetização de adultos e contribui
para uma prática educativa transformadora que respeita os saberes dos educandos
e promove sua autonomia. Vale destaca que esse modelo de alfabetização enfatiza
para os educandos uma forma de convivência com o meio para definir prática,
perfil e convivência no meio em que está inserido. Partindo deste pressuposto,
é importante que a escola seja um referencial para o acolhimento deste público,
levando em consideração sua autonomia pessoal e afetiva para melhorar o
desempenho da aprendizagem dos estudantes, é importante que além do resgate à
alfabetização, a resignificação da práxis docente, para que haja inovação no
desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.
Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire. Aprendizagem. Cidadania. Autonomia.