DOI: 10.5281/zenodo.15549468

 

Elizabete Borges Henriques

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). elizabeteborges352@gmail.com.

 

Josélia Costa Azevedo

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). joseliahazevedo@gmail.com.

 

Joseane Sena Fernandes

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). joseanesena42@gmail.com.

 

Maria da Conceição da Silva

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). marysilva6066@gmail.com.

 

Ronilza da Silva Sequeira

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). sequeiraronilza05@gmail.com

 

Tiago Henrique Ribeiro de Sousa

Graduando do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). tiagomaranhao2017@gmail.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO

O presente Artigo coloca em xeque sobre a Importância da Educação de Jovens e Adultos numa Perspectiva Freiriana. O trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da alfabetização na EJA como forma de resgatar a escolaridade média dos jovens, adultos e idosos, visando propiciar uma formação digna e valorizar a educação como meio de desenvolvimento pessoal e social, sendo um espaço de retomada da cidadania, dignidade e autonomia dos estudantes. Nesse contexto, a pedagogia freiriana apresenta uma abordagem dialógica, crítica e libertadora que valoriza os saberes prévios dos educandos, respeita sua trajetória de vida e promove a conscientização social. A referida pesquisa é de cunho qualitativa com o foco em análise dos principais referenciais teóricos metodológicos discutindo os desafios enfrentados pela EJA e apontar os princípios da educação freiriana como forma de contribuir para a construção de práticas pedagógicas críticas e transformadoras. Portanto a Educação de Jovens e Adultos é de suma importância para o desenvolvimento da alfabetização de adultos e contribui para uma prática educativa transformadora que respeita os saberes dos educandos e promove sua autonomia. Vale destaca que esse modelo de alfabetização enfatiza para os educandos uma forma de convivência com o meio para definir prática, perfil e convivência no meio em que está inserido. Partindo deste pressuposto, é importante que a escola seja um referencial para o acolhimento deste público, levando em consideração sua autonomia pessoal e afetiva para melhorar o desempenho da aprendizagem dos estudantes, é importante que além do resgate à alfabetização, a resignificação da práxis docente, para que haja inovação no desenvolvimento do ensino e da aprendizagem.

Palavras-chave: Educação de Jovens e Adultos. Paulo Freire. Aprendizagem. Cidadania. Autonomia.