Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad
Internamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
Este Artigo faz parte de uma pesquisa mais ampla de doutorado de um
Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação intitulada “Desafio dos professores
diante dos processos da Implantação de Escolas em Tempo Integral em quatro
escolas públicas da Zona Urbana do município Bela Vista do Maranhão, Maranhão,
inserida nos contextos sobre educação integral e vem sendo realizada na
Facultad Internamericana de Ciencias Sociales (FICS). O trabalho ora
apresentado coloca em evidência alguns aspectos do modo de definição e implementação
do tempo integral para uma nova organicidade do sistema educacional no
contexto das políticas públicas e apresenta a concepção dessa proposta no
município de Bela Vista do Maranhão, Maranhão. Neste contexto, a Escola em
Tempo Integral é uma concepção que compreende que a educação deve garantir o
desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões – intelectual, física,
emocional, social e cultural e se constituir como projeto coletivo,
compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores, gestores e
comunidades locais, que são definidos em dois aspectos Educação Integral x
Educação de Tempo Integral. É
importante destacar que a escola em Tempo Integral deve ser organizada em
princípios da Educação Integral como:
Centralidade do Estudante, como o próprio termo diz, o foco é no aluno.
Com isso, todo projeto pedagógico deve ser construído e revisitado a partir das
necessidades do aluno, isso significa que a proposta deve ser personalizada e
que tenha, de fato, a participação dos alunos nessa construção de um processo
de ensino-aprendizagem global; Aprendizagem permanente, princípio da
aprendizagem permanente pressupõe que todas as dimensões do processo de
ensino-aprendizagem estejam inseridas no currículo.
Palavras-chave: Escola em Tempo Integral. Aprendizagem Significativa. Políticas Educacionais.