DOI: 10.5281/zenodo.15549455

 

Carolayne Oliveira Nascimento

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). oliveiracarolayne279@gmail.com.

 

Elivania dos Santos Lima

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). elivaniaslima31@gmail.com.

 

Jessica Almeida Pinheiro

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). ja2775239@gmail.com.

 

Jordinailsi da Silva Nunes

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  nunesjordy8@gmail.com.

 

Lilian Valéria dos Santos Oliveira

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).  oliveiralilian074@gmail.com.

 

Mayanne Silva Nunes

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). smayanne83@gmail.com.

 

Rebeca Sousa da Silva

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). rebecaa3221@gmail.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com

 

RESUMO     

O presente trabalho tem como objetivo destacar os principais desafios e necessidades da Educação Especial na perspectiva da educação inclusiva. A proposta envolve a busca por estratégias pedagógicas que assegurem o direito à educação para todos, respeitando a diversidade dos alunos e promovendo um ambiente acessível e equitativo. Também se discute a importância das políticas públicas, da formação de professores e das adaptações curriculares para atender adequadamente os estudantes com deficiência ou necessidades educacionais específicas. Além disso, o texto traz uma reflexão crítica sobre o uso do termo “inclusão” nos discursos oficiais de organismos internacionais, os quais, apesar de apontarem preocupações com desigualdade e exclusão, muitas vezes estão vinculados a políticas econômicas que contribuem para a manutenção dessas próprias desigualdades. Nesse sentido, o trabalho faz uma análise através de uma pesquisa qualitativa enfocando ações concretas para a efetivação da inclusão escolar através de acervos bibliográficos, propondo uma visão reflexiva da Educação Especial como Modalidade de Ensino no contexto da educação inclusiva para o fomento da aprendizagem dos estudantes que apresentam múltiplas deficiências. Vale destacar que a Educação Especial na perspectiva inclusiva valoriza as potencialidades dos alunos e busca superar a visão patológica da deficiência, que limita o indivíduo e coloca em dúvida suas capacidades cognitivas.

Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Aprendizagem. Escola.