Carolayne Oliveira Nascimento
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). oliveiracarolayne279@gmail.com.
Elivania dos Santos Lima
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). elivaniaslima31@gmail.com.
Jessica Almeida Pinheiro
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa
Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). ja2775239@gmail.com.
Jordinailsi da Silva Nunes
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). nunesjordy8@gmail.com.
Lilian Valéria dos Santos Oliveira
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). oliveiralilian074@gmail.com.
Mayanne Silva Nunes
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). smayanne83@gmail.com.
Rebeca Sousa da Silva
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão (UEMA). rebecaa3221@gmail.com.
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana
de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho tem como
objetivo destacar os principais desafios e necessidades da Educação Especial na
perspectiva da educação inclusiva. A proposta envolve a busca por estratégias
pedagógicas que assegurem o direito à educação para todos, respeitando a
diversidade dos alunos e promovendo um ambiente acessível e equitativo. Também
se discute a importância das políticas públicas, da formação de professores e
das adaptações curriculares para atender adequadamente os estudantes com
deficiência ou necessidades educacionais específicas. Além disso, o texto traz
uma reflexão crítica sobre o uso do termo “inclusão” nos discursos oficiais de
organismos internacionais, os quais, apesar de apontarem preocupações com
desigualdade e exclusão, muitas vezes estão vinculados a políticas econômicas
que contribuem para a manutenção dessas próprias desigualdades. Nesse sentido,
o trabalho faz uma análise através de uma pesquisa qualitativa enfocando ações
concretas para a efetivação da inclusão escolar através de acervos
bibliográficos, propondo uma visão reflexiva da Educação Especial como
Modalidade de Ensino no contexto da educação inclusiva para o fomento da
aprendizagem dos estudantes que apresentam múltiplas deficiências. Vale
destacar que a Educação Especial na perspectiva inclusiva valoriza as
potencialidades dos alunos e busca superar a visão patológica da deficiência,
que limita o indivíduo e coloca em dúvida suas capacidades cognitivas.
Palavras-chave: Educação Especial. Inclusão. Aprendizagem. Escola.