DOI: 10.5281/zenodo.15549462

 

Antonia Jucilene da Silva Barbosa

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). jucybarbosa456@gmail.com.

 

Elane Coelho da Silva

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). coelhoelanecoelho@gmail.com.

 

Jocleane Monteiro de Carvalho

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). cleaneqw123@gmail.com.

 

Karinna Oliveira Rocha

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). oliveirarochakarinna@gmail.com.

 

Maria Eduarda Barbosa Coelho

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA) barbosamariaeduarda076@gmail.com.

 

Samielly Vieira Queiroz

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). samiellysamy@gmail.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.

 

RESUMO

Este artigo descreve a evolução, a importância e os desafios desta modalidade educacional, destacando o papel dos Institutos Federais no Brasil como modelos exemplares de integração entre ensino técnico e acadêmico. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a educação tecnológica e profissional emerge como um componente relevante na formação de uma força de trabalho qualificada e adaptável às demandas de um mercado em constante transformação. Inicialmente, contextualiza-se a educação profissional, desde suas raízes históricas até as abordagens contemporâneas que valorizam tanto as competências técnicas quanto as habilidades socioemocionais. A relevância dessa formação se torna evidente em um cenário onde a escassez de mão de obra qualificada é uma preocupação crescente, enfatizando a educação profissional como um caminho para a inclusão social e a redução das taxas de desemprego. Para dá ênfase a este trabalho, foi realizada uma pesquisa de cunho qualitativa com foco em análise de acervos bibliográficos referente à Políticas educacionais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica. Entretanto, o presente artigo ressalta que a educação tecnológica e profissional não é apenas uma ferramenta de capacitação, mas um motor de transformação social, capaz de fomentar a realização pessoal e coletiva, promovendo um futuro mais equitativo e sustentável para todos.

Palavras-chave: Educação. Educação Profissional. Tecnologia. Aprendizagem.