Antonia Jucilene da Silva Barbosa
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). jucybarbosa456@gmail.com.
Elane Coelho da Silva
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). coelhoelanecoelho@gmail.com.
Jocleane Monteiro de Carvalho
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). cleaneqw123@gmail.com.
Karinna Oliveira Rocha
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). oliveirarochakarinna@gmail.com.
Maria Eduarda Barbosa Coelho
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA) barbosamariaeduarda076@gmail.com.
Samielly Vieira Queiroz
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). samiellysamy@gmail.com.
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.
RESUMO
Este artigo descreve a
evolução, a importância e os desafios desta modalidade educacional, destacando
o papel dos Institutos Federais no Brasil como modelos exemplares de integração
entre ensino técnico e acadêmico. O objetivo deste trabalho é demonstrar que a
educação tecnológica e profissional emerge como um componente relevante na
formação de uma força de trabalho qualificada e adaptável às demandas de um
mercado em constante transformação. Inicialmente, contextualiza-se a educação
profissional, desde suas raízes históricas até as abordagens contemporâneas que
valorizam tanto as competências técnicas quanto as habilidades socioemocionais.
A relevância dessa formação se torna evidente em um cenário onde a escassez de
mão de obra qualificada é uma preocupação crescente, enfatizando a educação
profissional como um caminho para a inclusão social e a redução das taxas de
desemprego. Para dá ênfase a este trabalho, foi realizada uma pesquisa de cunho
qualitativa com foco em análise de acervos bibliográficos referente à Políticas
educacionais adequadas à Educação Profissional e Tecnológica. Entretanto, o
presente artigo ressalta que a educação tecnológica e profissional não é apenas
uma ferramenta de capacitação, mas um motor de transformação social, capaz de
fomentar a realização pessoal e coletiva, promovendo um futuro mais equitativo
e sustentável para todos.
Palavras-chave: Educação. Educação Profissional. Tecnologia. Aprendizagem.