Bruna
Colle Rissardi
Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal
Catarinense – Campus Videira,
e-mail: agrorissardi@gmail.com
Flavio
Alessandro Sommariva
Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal
Catarinense – Campus Videira,
e-mail: agrosommariva@gmail.com
Laura
Rigo
Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal
Catarinense – Campus Videira,
e-mail: laura.agronomia2024@gmail.com
Lethiscia
Agusti
Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal
Catarinense – Campus Videira,
e-mail: lethiscia.2023@gmail.com
Yasmin Ferraz de Deus
Discente do curso de Agronomia, Instituto Federal
Catarinense – Campus Videira,
e-mail: yasmin.agronomia20@gmail.com
Érika
Andressa Silva
Doutora em Ciência do Solo, Instituto Federal
Catarinense – Campus Videira, e-mail: erika.silva@ifc.edu.br
RESUMO
A conservação do solo é essencial para a sustentabilidade dos sistemas
agrícolas e a preservação ambiental, sobretudo em regiões rurais onde a
agricultura familiar é predominante. A educação ambiental, aliada à extensão
universitária, representa uma importante estratégia de sensibilização e
formação de jovens conscientes e comprometidos com o uso sustentável dos
recursos naturais. Este trabalho teve como objetivo promover uma ação
extensionista com estudantes do ensino médio da Escola de Educação Básica Professora
Maria Luiza Ozório Zummer, situada na zona rural de Tangará/SC, com foco na
compreensão dos efeitos da erosão hídrica e da importância das práticas
conservacionistas. As atividades foram desenvolvidas por discentes do curso de
Agronomia do Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, que construíram
mini ecossistemas utilizando garrafas PET reutilizadas, preenchidas com solo e
diferentes tipos de cobertura (cobertura vegetal seca (palhada); cobertura viva
(gramínea); práticas conservacionistas (terraceamento e arborização); solo
exposto (sem cobertura). A simulação de chuva foi realizada com jarras de água,
e o escoamento coletado permitiu comparar visualmente a perda de solo em cada
cenário. A metodologia prática e interativa possibilitou o envolvimento direto
dos alunos e favoreceu a assimilação dos conteúdos, evidenciando os impactos da
cobertura vegetal e dos terraços na retenção de água e na mitigação da erosão.
A ação demonstrou a eficácia de metodologias participativas no ensino de
ciências do solo, e reforçou o papel da escola pública como espaço de difusão
do conhecimento agroambiental, contribuindo para a formação de jovens
comprometidos com o meio rural e com a sustentabilidade.
Palavras-chave: Agronomia; ensino médio rural; extensão rural; educação em solos.