DOI: 10.5281/zenodo.15549495

 

Érika Andressa Silva

Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciência do Solo, Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, e-mail: erika.silva@ifc.edu.br

 

Bruno Jose Dani Rinaldi

Engenheiro de Alimentos, Mestre em Tecnologia de Processos Químicos e Bioquímicos, Instituto Federal Catarinense – Campus Videira,

 e-mail: bruno.rinaldi@ifc.edu.br

 

Gilson Ribeiro Nachtigall

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências Agrárias, Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, e-mail: gilson.nachtigall@ifc.edu.br

 

Bruna Biava de Menezes

Zootecnista, Doutora em Ciência Animal, Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, e-mail: bruna.menezes@ifc.edu.br

 

RESUMO

Este relato de experiência apresenta os resultados de uma atividade prática desenvolvida na disciplina de Construções e Instalações Rurais, com estudantes do ensino médio do curso de Agropecuária do Instituto Federal Catarinense, Campus Videira. As ações propostas foram centradas na construção e avaliação de pontes em escala reduzida, utilizando materiais simples, como palitos de sorvete, palitos de churrasco e macarrão. A atividade foi dividida em duas etapas: uma votação estética, realizada por docentes e técnicos, para eleger a ponte mais bonita, e uma avaliação de resistência, na qual as estruturas foram submetidas a carregamentos progressivos até o rompimento. Essa prática possibilitou a aplicação concreta de conceitos teóricos relacionados à mecânica estrutural, como distribuição de cargas, resistência dos materiais e a influência da geometria na estabilidade das estruturas. Os materiais para construção foram doados por empresas do agronegócio regional, o que evidenciou a relevância das parcerias entre instituições de ensino e o setor produtivo. Os resultados demonstraram diferenças significativas no desempenho das pontes em função do tipo de material utilizado, além de promoverem o desenvolvimento de habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. A atividade está alinhada com abordagens pedagógicas já consolidadas na literatura, que valorizam o aprendizado ativo por meio de projetos interdisciplinares, colaborativos e contextualizados com a realidade profissional.

Palavras-chave: Aprendizagem ativa. Teoria e prática. Ensino médio técnico. Agricultura. Materiais didáticos.