Érika
Andressa Silva
Engenheira Agrônoma, Doutora em Ciência do Solo,
Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, e-mail: erika.silva@ifc.edu.br
Bruno
Jose Dani Rinaldi
Engenheiro de Alimentos, Mestre em Tecnologia de
Processos Químicos e Bioquímicos, Instituto Federal Catarinense – Campus
Videira,
e-mail: bruno.rinaldi@ifc.edu.br
Gilson
Ribeiro Nachtigall
Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciências Agrárias,
Instituto Federal Catarinense – Campus Videira, e-mail:
gilson.nachtigall@ifc.edu.br
Bruna
Biava de Menezes
Zootecnista, Doutora em Ciência Animal, Instituto
Federal Catarinense – Campus Videira, e-mail: bruna.menezes@ifc.edu.br
RESUMO
Este relato de experiência apresenta os resultados de uma atividade
prática desenvolvida na disciplina de Construções e Instalações Rurais, com
estudantes do ensino médio do curso de Agropecuária do Instituto Federal
Catarinense, Campus Videira. As ações propostas foram centradas na construção e
avaliação de pontes em escala reduzida, utilizando materiais simples, como
palitos de sorvete, palitos de churrasco e macarrão. A atividade foi dividida
em duas etapas: uma votação estética, realizada por docentes e técnicos, para
eleger a ponte mais bonita, e uma avaliação de resistência, na qual as
estruturas foram submetidas a carregamentos progressivos até o rompimento. Essa
prática possibilitou a aplicação concreta de conceitos teóricos relacionados à
mecânica estrutural, como distribuição de cargas, resistência dos materiais e a
influência da geometria na estabilidade das estruturas. Os materiais para construção
foram doados por empresas do agronegócio regional, o que evidenciou a
relevância das parcerias entre instituições de ensino e o setor produtivo. Os
resultados demonstraram diferenças significativas no desempenho das pontes em
função do tipo de material utilizado, além de promoverem o desenvolvimento de
habilidades como criatividade, trabalho em equipe e pensamento crítico. A
atividade está alinhada com abordagens pedagógicas já consolidadas na
literatura, que valorizam o aprendizado ativo por meio de projetos
interdisciplinares, colaborativos e contextualizados com a realidade
profissional.
Palavras-chave: Aprendizagem ativa. Teoria e prática. Ensino médio técnico. Agricultura. Materiais didáticos.