Elivania dos Santos Lima
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). elivaniaslima31@gmail.com,
Edy Sanny Santana Viana
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA).
edysanny694@gmail.com.
Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). luanna.franncine@gmail.com.
Mayanne Silva Nunes
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). Smayanne83@gmail.com.
Kellys dos Santos Souza
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). Santossousakelly0@gmail.com.
Wélisson
Alves dos Santos
Graduando do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). welissonmelina2517@gmail.com.
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.
RESUMO
O presente Artigo
descreve sobre o Projeto Vidas Verdes Importam: Eu cuido, você cuida e nós
sobrevivemos, desenvolvido no município de Presidente Médici - MA. O projeto
retrata que a problemática central está relacionada à necessidade de despertar
a consciência coletiva para a importância da preservação do meio ambiente,
fundamentado na Lei n.º 9.605/1998, que trata de sanções aplicáveis a condutas
lesivas ao meio ambiente, o projeto também se ancora em pensamentos filosóficos
e pedagógicos que reforçam o respeito à natureza e a formação ética desde a
infância, como os de Albert Schweitzer, Pitágoras e Jean Piaget. O objetivo
geral do projeto é desenvolver ações em parceria com o Projeto Vidas Verdes que
promovam a sustentabilidade ambiental local. Entre os objetivos específicos
estão o conhecimento e a divulgação das ações do projeto, a realização de
atividades educativas nas escolas e a ampliação da atuação em espaços públicos
e privados. As ações propostas incluem reciclagem, oficinas com materiais
reutilizáveis, campanhas de reflorestamento e mobilizações em redes sociais. O
projeto enfatiza a importância de práticas educativas lúdicas e criativas como
meio de engajamento da comunidade e de formação cidadã e tem como proposta
contribui significativamente para a formação de uma consciência ecológica no
município, demonstrando que a educação ambiental, quando iniciada precocemente
e aliada a práticas concretas, pode transformar atitudes e fortalecer o
compromisso social com o meio ambiente.
Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Reciclagem. Conscientização. Preservação.