DOI: 10.5281/zenodo.15549485

 

Elivania dos Santos Lima

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). elivaniaslima31@gmail.com,

 

Edy Sanny Santana Viana

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). edysanny694@gmail.com.

 

Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). luanna.franncine@gmail.com.

 

Mayanne Silva Nunes

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Smayanne83@gmail.com.

 

Kellys dos Santos Souza

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Santossousakelly0@gmail.com.

 

 Wélisson Alves dos Santos

Graduando do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). welissonmelina2517@gmail.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.

 

RESUMO

O presente Artigo descreve sobre o Projeto Vidas Verdes Importam: Eu cuido, você cuida e nós sobrevivemos, desenvolvido no município de Presidente Médici - MA. O projeto retrata que a problemática central está relacionada à necessidade de despertar a consciência coletiva para a importância da preservação do meio ambiente, fundamentado na Lei n.º 9.605/1998, que trata de sanções aplicáveis a condutas lesivas ao meio ambiente, o projeto também se ancora em pensamentos filosóficos e pedagógicos que reforçam o respeito à natureza e a formação ética desde a infância, como os de Albert Schweitzer, Pitágoras e Jean Piaget. O objetivo geral do projeto é desenvolver ações em parceria com o Projeto Vidas Verdes que promovam a sustentabilidade ambiental local. Entre os objetivos específicos estão o conhecimento e a divulgação das ações do projeto, a realização de atividades educativas nas escolas e a ampliação da atuação em espaços públicos e privados. As ações propostas incluem reciclagem, oficinas com materiais reutilizáveis, campanhas de reflorestamento e mobilizações em redes sociais. O projeto enfatiza a importância de práticas educativas lúdicas e criativas como meio de engajamento da comunidade e de formação cidadã e tem como proposta contribui significativamente para a formação de uma consciência ecológica no município, demonstrando que a educação ambiental, quando iniciada precocemente e aliada a práticas concretas, pode transformar atitudes e fortalecer o compromisso social com o meio ambiente.

Palavras-chave: Educação Ambiental. Sustentabilidade. Reciclagem. Conscientização. Preservação.