Maria Adriana
Fernades de Aquino
Pereira
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar
da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). cantoraadriana.aquino@gmail.com.
Sara Cristine
Silva Dantas
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar
da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). saracristinedantas@gmail.com.
Raissa Tátila
de Melo Araújo
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar
da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). meloraissa009@gmail.com.
Talita Martins
da Silva
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar
da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). erlandemaria9@gmail.com.
Thalyssa da Silva
Martins
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar
da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). thalyssamartins084@icloud.com.
Ranilson
Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.
RESUMO
O presente artigo coloca em
xeque as contribuições epistêmicas e pedagógicas do clássico da educação
Célestin Freinet, com o objetivo de apresentar um modelo educacional ainda
marcado pela rigidez,
fragmentação do saber e descontextualização do processo de ensino-aprendizagem, em que a
pedagogia de Célestin Freinet emerge como uma proposta inovadora, humanizadora
e profundamente transformadora para a educação. Neste contexo, sua abordagem se
fundamenta na valorização da experiência concreta do aluno, no trabalho
cooperativo, na liberdade de expressão e na criatividade como elementos
centrais na construção do conhecimento. Ao romper com os moldes tradicionais e
conteudistas da educação, Freinet propõe práticas que estimulam o protagonismo
estudantil, reconhecendo os sujeitos como ativos, críticos e participantes no
processo educativo. Diante disso apresenta técnicas como o texto livre, o
jornal escolar, os planos de trabalho
e o uso do correio escolar como exemplos concretos de uma escola orgânica,
democrática e conectada com a realidade social, cultural e afetiva dos
estudantes. Para organizar este artigo foi possivel desenvolver uma pesquisa
qualitativa com o intuito de analisar os fundamentos teóricos e metodológicos
da pedagogia freinetiana, articulando-os com os princípios da Base Nacional
Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere à formação integral dos
estudantes, à autonomia e ao desenvolvimento de competências socioemocionais.
Ao revisitar a obra de Freinet à luz dos desafios contemporâneos da educação
básica, o estudo evidencia como suas contribuições a construção de uma prática pedagógica mais crítica,
participativa, emancipadora e voltada para a transformação social dos alunos.
Palavras-chave: Pedagogia Freinet; Educação humanizadora; Protagonismo estudantil; Aprendizagem significativa.