DOI: 10.5281/zenodo.15765024

 

Maria Adriana Fernades de Aquino Pereira

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). cantoraadriana.aquino@gmail.com.

 

Sara Cristine Silva Dantas

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). saracristinedantas@gmail.com.

 

Raissa Tátila de Melo Araújo

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). meloraissa009@gmail.com.

 

Talita Martins da Silva

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). erlandemaria9@gmail.com.

 

Thalyssa da Silva Martins

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). thalyssamartins084@icloud.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.

 

RESUMO

O presente artigo coloca em xeque as contribuições epistêmicas e pedagógicas do clássico da educação Célestin Freinet, com o objetivo de apresentar um modelo educacional ainda marcado pela rigidez, fragmentação do saber e descontextualização do processo de ensino-aprendizagem, em que a pedagogia de Célestin Freinet emerge como uma proposta inovadora, humanizadora e profundamente transformadora para a educação. Neste contexo, sua abordagem se fundamenta na valorização da experiência concreta do aluno, no trabalho cooperativo, na liberdade de expressão e na criatividade como elementos centrais na construção do conhecimento. Ao romper com os moldes tradicionais e conteudistas da educação, Freinet propõe práticas que estimulam o protagonismo estudantil, reconhecendo os sujeitos como ativos, críticos e participantes no processo educativo. Diante disso apresenta técnicas como o texto livre, o jornal escolar, os planos de trabalho e o uso do correio escolar como exemplos concretos de uma escola orgânica, democrática e conectada com a realidade social, cultural e afetiva dos estudantes. Para organizar este artigo foi possivel desenvolver uma pesquisa qualitativa com o intuito de analisar os fundamentos teóricos e metodológicos da pedagogia freinetiana, articulando-os com os princípios da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), especialmente no que se refere à formação integral dos estudantes, à autonomia e ao desenvolvimento de competências socioemocionais. Ao revisitar a obra de Freinet à luz dos desafios contemporâneos da educação básica, o estudo evidencia como suas contribuições a construção de uma prática pedagógica mais crítica, participativa, emancipadora e voltada para a transformação social dos alunos.

Palavras-chave: Pedagogia Freinet; Educação humanizadora; Protagonismo estudantil; Aprendizagem significativa.