DOI: 10.5281/zenodo.15765028

 

Bruna Letícia da Cunha de Souza

Graduanda do curso de Letras do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). brunacunhakn@gmail.com.

 

Diana Pinheiro Pereira De Carvalho

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). dianappcarvalho@gmail.com.

 

Elane Sousa Silva

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). nannysousa1717@gmail.com.

 

Paula Letícia Dos Santos Oliveira

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). oliveirapaulaleticia@gmail.com.

 

 Reylane De Morais Lima Dos Santos

Graduanda do curso de Letras do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). reylanemorais1994@gmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo analisar a influência das metodologias inovadoras no processo de leitura e escrita, com foco especial na aplicação do projeto "Super Autor" em uma turma do 7º ano da Unidade Integrada Municipal Santa Teresa, localizada em Presidente Médici – MA. Através de uma abordagem qualitativa, busca-se compreender de que maneira estratégias como gamificação, ensino híbrido e aprendizagem baseada em projetos podem motivar os alunos a desenvolverem habilidades leitoras e escritoras de forma mais significativa e participativa. A proposta incluiu a produção de um livro pelos próprios estudantes, promovendo sua autonomia criativa e protagonismo no processo educacional. Os resultados apontam que metodologias ativas, quando bem aplicadas, fortalecem o vínculo dos alunos com a leitura e a escrita, favorecendo a aprendizagem e contribuindo para a formação crítica e cidadã.

Palavras-chave: Metodologias Inovadoras, Leitura, Escrita, Gamificação, Super Autor.