Bruna Letícia da Cunha de Souza
Graduanda do curso de Letras do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). brunacunhakn@gmail.com.
Diana Pinheiro Pereira De Carvalho
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). dianappcarvalho@gmail.com.
Elane Sousa Silva
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). nannysousa1717@gmail.com.
Paula Letícia Dos Santos Oliveira
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). oliveirapaulaleticia@gmail.com.
Reylane De Morais Lima Dos Santos
Graduanda do curso de Letras do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). reylanemorais1994@gmail.com.
RESUMO
O presente trabalho tem
como objetivo analisar a influência das metodologias inovadoras no processo de
leitura e escrita, com foco especial na aplicação do projeto "Super
Autor" em uma turma do 7º ano da Unidade Integrada Municipal Santa Teresa,
localizada em Presidente Médici – MA. Através de uma abordagem qualitativa,
busca-se compreender de que maneira estratégias como gamificação, ensino
híbrido e aprendizagem baseada em projetos podem motivar os alunos a desenvolverem
habilidades leitoras e escritoras de forma mais significativa e participativa.
A proposta incluiu a produção de um livro pelos próprios estudantes, promovendo
sua autonomia criativa e protagonismo no processo educacional. Os resultados
apontam que metodologias ativas, quando bem aplicadas, fortalecem o vínculo dos
alunos com a leitura e a escrita, favorecendo a aprendizagem e contribuindo
para a formação crítica e cidadã.
Palavras-chave: Metodologias Inovadoras, Leitura, Escrita, Gamificação, Super Autor.