Itauana Assunção Sousa
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da
Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). itauanaassuncao@gmail.com.
Izete Cardoso da Silva Muniz
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da
Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). izetemuniz005@gmail.com.
Jaqueline Cardoso da Silva
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da
Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). jaquelinecardoso1472@gmail.com.
Kayane Marizê Guajajara Leite
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da
Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). kayaneguajajara9@gmail.com.
Laila Sousa Santos
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da
Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). lailasantos1000@gmail.com.
Luzineth Dias Soares
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da
Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). soaresluzineth2@gmail.com.
Ranilson Edilson
da Silva
Doutorando em
Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.
RESUMO
O referido artigo tem como objetivo
apresentar a trajetória e as contribuições da educadora e filósofa italiana
Maria Tecla Artemisia Montessori, reconhecida por ser uma das primeiras
mulheres a concluir o curso de medicina na Itália. Enfrentando e superando os
obstáculos impostos pelos preconceitos de gênero de sua época, Montessori
destacou-se por sua atuação inovadora no campo da educação. Inicialmente
voltada ao atendimento de crianças com necessidades especiais. Sua proposta pedagógica demonstrou-se eficaz
entre crianças dentro dos padrões considerados normais, alcançando ampla
aceitação e reconhecimento internacional. Nesse contexto, Maria Montessori
consolidou-se como uma das principais referências da história da educação. Para
realizar este trabalho, foi desenvolvido uma pesquisa de cunho qualitativo com
referências em documentos como artigos científicos que trata de metodologias
voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem apresentado por Montessori.
Neste contexto A Pedagogia Montessori enfatiza a ideia de que as crianças,
desde muito cedo, têm a capacidade de aprender de forma espontânea e ativa
quando estão imersas em um ambiente organizado que oferece materiais e
atividades apropriados ao seu desenvolvimento. Segundo Montessori, a criança
deve ser vista como ativa, criativa e capaz de formar seu próprio conhecimento,
sem depender exclusivamente do professor para isso. O papel do educador, assim,
é observar e orientar os alunos, oferecendo oportunidades de aprendizado que
estimulem a curiosidade e o desenvolvimento natural das habilidades cognitivas,
motoras e sociais. Uma das contribuições mais notáveis de Montessori foi a
introdução do conceito de "ambiente preparado", que consiste em criar
um espaço educacional onde os materiais de aprendizagem estejam ao alcance das
crianças e organizados de maneira que promovam a independência.
Palavras-chave: Maria Montessori. Prática Pedagógica, Contribuições Epistêmicas. Aprendizagem.