DOI: 10.5281/zenodo.15765039

 

Itauana Assunção Sousa

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). itauanaassuncao@gmail.com.

 

Izete Cardoso da Silva Muniz

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). izetemuniz005@gmail.com.

 

Jaqueline Cardoso da Silva

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). jaquelinecardoso1472@gmail.com.

 

Kayane Marizê Guajajara Leite

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). kayaneguajajara9@gmail.com.

 

Laila Sousa Santos

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). lailasantos1000@gmail.com.

 

Luzineth Dias Soares

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). soaresluzineth2@gmail.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.

 

RESUMO

O referido artigo tem como objetivo apresentar a trajetória e as contribuições da educadora e filósofa italiana Maria Tecla Artemisia Montessori, reconhecida por ser uma das primeiras mulheres a concluir o curso de medicina na Itália. Enfrentando e superando os obstáculos impostos pelos preconceitos de gênero de sua época, Montessori destacou-se por sua atuação inovadora no campo da educação. Inicialmente voltada ao atendimento de crianças com necessidades especiais.  Sua proposta pedagógica demonstrou-se eficaz entre crianças dentro dos padrões considerados normais, alcançando ampla aceitação e reconhecimento internacional. Nesse contexto, Maria Montessori consolidou-se como uma das principais referências da história da educação. Para realizar este trabalho, foi desenvolvido uma pesquisa de cunho qualitativo com referências em documentos como artigos científicos que trata de metodologias voltadas para o desenvolvimento da aprendizagem apresentado por Montessori. Neste contexto A Pedagogia Montessori enfatiza a ideia de que as crianças, desde muito cedo, têm a capacidade de aprender de forma espontânea e ativa quando estão imersas em um ambiente organizado que oferece materiais e atividades apropriados ao seu desenvolvimento. Segundo Montessori, a criança deve ser vista como ativa, criativa e capaz de formar seu próprio conhecimento, sem depender exclusivamente do professor para isso. O papel do educador, assim, é observar e orientar os alunos, oferecendo oportunidades de aprendizado que estimulem a curiosidade e o desenvolvimento natural das habilidades cognitivas, motoras e sociais. Uma das contribuições mais notáveis de Montessori foi a introdução do conceito de "ambiente preparado", que consiste em criar um espaço educacional onde os materiais de aprendizagem estejam ao alcance das crianças e organizados de maneira que promovam a independência.

Palavras-chave: Maria Montessori. Prática Pedagógica, Contribuições Epistêmicas. Aprendizagem.