DOI: 10.5281/zenodo.15765047

 

Edy Sanny Santana Viana

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). edysanny694@gmail.com.

 

 Kellys dos Santos Souza

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). Santossousakelly0@gmail.com.

 

Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). luanna.franncine@gmail.com.

 

Mikelle Shaenne Montelo Medeiros

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). mikellemtlmedeiros@gmail.com.

 

Raimundo Nonato Silva Dias

Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). nonatosilvadias1880@gmail.com.

 

 Wélisson Alves dos Santos

Graduando do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade Estadual do Maranhão(UEMA). welissonmelina2517@gmail.com.

 

Ranilson Edilson da Silva

Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.

 

RESUMO

O presente relatório refere-se ao projeto Planejando o Amanhã: Vivências que Ensinam, realizado em 15 de novembro de 2024, às 14h, no povoado Buritirana, município de Presidente Médici – MA, com alunos da Escola Sarney Filho. A iniciativa visa promover a reflexão sobre o futuro, destacando a importância da educação como instrumento de transformação pessoal e social. O diagnóstico identificou a necessidade de estimular o pensamento crítico, melhorar a convivência escolar, valorizar a diversidade de escolhas profissionais e fortalecer o papel da escola na construção do projeto de vida dos alunos. A justificativa fundamenta-se na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece o papel da escola no desenvolvimento das competências socioemocionais e no estímulo à autonomia e responsabilidade dos estudantes. O projeto propõe ações que incentivem a integração entre os sujeitos escolares e o reconhecimento de exemplos locais de superação por meio da educação, promovendo um ambiente escolar acolhedor, seguro e significativo. Por meio de vivências e relatos inspiradores, busca-se fomentar o protagonismo estudantil desde as séries iniciais, articulando saberes e experiências com os desafios do mundo do trabalho. Assim, pretende-se contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para fazer escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida.

Palavras-chave: Educação. Projeto de vida. Protagonismo juvenil. BNCC. Desenvolvimento pessoal.