Edy Sanny Santana Viana
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA).
edysanny694@gmail.com.
Kellys dos
Santos Souza
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). Santossousakelly0@gmail.com.
Luanna Franccine Monteiro de Araújo Medeiros
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). luanna.franncine@gmail.com.
Mikelle Shaenne Montelo Medeiros
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). mikellemtlmedeiros@gmail.com.
Raimundo Nonato Silva Dias
Graduanda do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). nonatosilvadias1880@gmail.com.
Wélisson
Alves dos Santos
Graduando do curso de Pedagogia do Programa Ensinar da Universidade
Estadual do Maranhão(UEMA). welissonmelina2517@gmail.com.
Ranilson Edilson da Silva
Doutorando em Ciências da Educação; Facultad Interamericana de Ciencias
Sociales (FICS). prof.ranilsonuema@gmail.com.
RESUMO
O presente relatório
refere-se ao projeto Planejando o Amanhã: Vivências que Ensinam, realizado em
15 de novembro de 2024, às 14h, no povoado Buritirana, município de Presidente
Médici – MA, com alunos da Escola Sarney Filho. A iniciativa visa promover a
reflexão sobre o futuro, destacando a importância da educação como instrumento
de transformação pessoal e social. O diagnóstico identificou a necessidade de
estimular o pensamento crítico, melhorar a convivência escolar, valorizar a
diversidade de escolhas profissionais e fortalecer o papel da escola na
construção do projeto de vida dos alunos. A justificativa fundamenta-se na Base
Nacional Comum Curricular (BNCC), que reconhece o papel da escola no
desenvolvimento das competências socioemocionais e no estímulo à autonomia e
responsabilidade dos estudantes. O projeto propõe ações que incentivem a
integração entre os sujeitos escolares e o reconhecimento de exemplos locais de
superação por meio da educação, promovendo um ambiente escolar acolhedor,
seguro e significativo. Por meio de vivências e relatos inspiradores, busca-se
fomentar o protagonismo estudantil desde as séries iniciais, articulando
saberes e experiências com os desafios do mundo do trabalho. Assim, pretende-se
contribuir para a formação de cidadãos conscientes e preparados para fazer
escolhas alinhadas à cidadania e ao seu projeto de vida.
Palavras-chave: Educação. Projeto de vida. Protagonismo juvenil. BNCC. Desenvolvimento pessoal.