DOI: 10.5281/zenodo.16953655

 

Lucas Bastos Ipi

Graduando do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: ipilucas4@gmail.com

 

Fernanda Paula Da Silva

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: fernandapauladasilva8@gmail.com

 

Lizandra dos Santos Almeida

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: Lizandralife10@gmail.com

 

Ana Claudia Menezes Araújo

Doutora em Estudos e Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí. Professora Adjunto 1 de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), no Campus de Santa Inês. E-mail: claudia-ama@hotmail.com

 

Fagner Gomes do Nascimento

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Santa Inês. E-mail: fagnernascimento01@yahoo.com.br

 

RESUMO

O presente artigo tem como objetivo identificar os tipos de variações linguísticas presentes na fala de alunos do 7 ano do Ensino Fundamental, da escola de rede pública, na cidade de Santa Inês-Ma. Para realização da pesquisa, fizeram-se presentes em sala de aula, 26 alunos, sendo possível a coleta de dados, somente com duas alunas que apresentaram o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável para ser possível a realização da pesquisa por meio de um questionário. O material utilizado para avaliar o nível de variação linguística desses alunos, foi um questionário com perguntas que fazem parte de suas vivências. Para tanto, realizamos uma pesquisa de caráter exploratória e qualitativa, tendo como base, textos de autores considerados referência na temática desenvolvida, ou seja, a variação linguística como: Marco Bagno (1999), Tarallo (1986) entre outros. Diante do exposto, conclui-se que os resultados obtidos, demonstram como os diferentes usos da língua portuguesa constituem uma característica marcante do nosso idioma fazendo com que a língua seja cada vez mais rica devido a diferença na pronúncia. A variação linguística está presente na vida de todo cidadão, seja ele escolarizado ou não, independentemente da idade ou região. Ela está presente em todos os estados, nas famílias, nos jargões profissionais, no núcleo social das pessoas.

Palavras-chave: Variação linguística. Pronúncia. Preconceito linguístico.