Lucas Bastos Ipi
Graduando do curso de
Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade
Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: ipilucas4@gmail.com
Fernanda Paula Da Silva
Graduanda do curso de
Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade
Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: fernandapauladasilva8@gmail.com
Lizandra dos Santos Almeida
Graduanda do curso de
Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade
Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: Lizandralife10@gmail.com
Ana Claudia Menezes Araújo
Doutora em Estudos e
Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Letras
Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí. Professora Adjunto 1
de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA),
no Campus de Santa Inês. E-mail: claudia-ama@hotmail.com
Fagner Gomes do
Nascimento
Doutorando em Letras pela Universidade Federal do
Rio Grande, Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Professor
do Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do
Maranhão/Campus Santa Inês. E-mail: fagnernascimento01@yahoo.com.br
RESUMO
O presente artigo tem como objetivo
identificar os tipos de variações linguísticas presentes na fala de alunos do 7
ano do Ensino Fundamental, da escola de rede pública, na cidade de Santa
Inês-Ma. Para realização da pesquisa, fizeram-se presentes em sala de aula, 26
alunos, sendo possível a coleta de dados, somente com duas alunas que
apresentaram o termo de consentimento assinado pelos pais ou responsável para
ser possível a realização da pesquisa por meio de um questionário. O material
utilizado para avaliar o nível de variação linguística desses alunos, foi um
questionário com perguntas que fazem parte de suas vivências. Para tanto,
realizamos uma pesquisa de caráter exploratória e qualitativa, tendo como base,
textos de autores considerados referência na temática desenvolvida, ou seja, a
variação linguística como: Marco Bagno (1999), Tarallo (1986) entre outros.
Diante do exposto, conclui-se que os resultados obtidos, demonstram como os
diferentes usos da língua portuguesa constituem uma característica marcante do
nosso idioma fazendo com que a língua seja cada vez mais rica devido a
diferença na pronúncia. A variação linguística está presente na vida de todo
cidadão, seja ele escolarizado ou não, independentemente da idade ou região.
Ela está presente em todos os estados, nas famílias, nos jargões profissionais,
no núcleo social das pessoas.
Palavras-chave: Variação linguística. Pronúncia. Preconceito linguístico.