DOI: 10.5281/zenodo.16953719

 

Rebeca Lopes Andrade

Graduanda do curso de licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhã-UEMA.

 E-mail:llarebecaandrade.22@gmail.com

 

 Guilherme Augusto Beserra Araujo

Graduanda do curso de licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhã-UEMA.

E-mail: dmsssgg4@gmail.com

 

 Ana Claudia Menezes Araujo

Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Maranhão Campus Santa Inês. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.

 

Fagner Gomes do Nascimento

Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rios Grande. Mestre em Letras pela Universidade Federal do Maranhão. Professor do Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão/Campus Santa Inês.

 

RESUMO

O artigo aborda o processo de aquisição da linguagem escrita, analisando as interações entre fala e escrita e destacando as dificuldades dos alunos em relação à coesão e coerência textuais. A coesão e a coerência são aspectos fundamentais para garantir a conectividade e a construção de sentido nos textos, especialmente no contexto escolar. Para entender melhor essas dificuldades, a pesquisa se baseia em teóricos como Koch (1997), Soares (1999), Widdowson (1978), Halliday e Hasan (1976). A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada com alunos do ensino fundamental da Escola Maria Conceição Cunha Magalhães, localizada em Pindaré Mirim, Maranhão. Os alunos, de 12 a 14 anos, foram analisados por meio de suas produções textuais, identificando suas estratégias de escrita e as dificuldades encontradas ao elaborar textos coesos e coerentes. Os resultados ressaltam a importância de práticas pedagógicas que integrem esses conceitos, promovendo o desenvolvimento da escrita e a superação das barreiras linguísticas enfrentadas pelos estudantes.

Palavras-chave: Coerência. Coesão. Produção textual.