Rebeca Lopes Andrade
Graduanda do curso de licenciatura
em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do
Maranhã-UEMA.
E-mail:llarebecaandrade.22@gmail.com
Guilherme Augusto
Beserra Araujo
Graduanda do curso de licenciatura
em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do
Maranhã-UEMA.
E-mail: dmsssgg4@gmail.com
Ana Claudia Menezes
Araujo
Professora de Língua Portuguesa e
Linguística da Universidade Estadual do Maranhão Campus Santa Inês. Doutora em
Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em
Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Língua
Portuguesa e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão.
Fagner Gomes do Nascimento
Doutorando em Letras pela
Universidade Federal do Rios Grande. Mestre em Letras pela Universidade Federal
do Maranhão. Professor do Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade
Estadual do Maranhão/Campus Santa Inês.
RESUMO
O artigo
aborda o processo de aquisição da linguagem escrita, analisando as interações
entre fala e escrita e destacando as dificuldades dos alunos em relação à
coesão e coerência textuais. A coesão e a coerência são aspectos fundamentais
para garantir a conectividade e a construção de sentido nos textos,
especialmente no contexto escolar. Para entender melhor essas dificuldades, a
pesquisa se baseia em teóricos como Koch (1997), Soares (1999), Widdowson
(1978), Halliday e Hasan (1976). A pesquisa, de caráter qualitativo, foi
realizada com alunos do ensino fundamental da Escola Maria Conceição Cunha
Magalhães, localizada em Pindaré Mirim, Maranhão. Os alunos, de 12 a 14 anos,
foram analisados por meio de suas produções textuais, identificando suas
estratégias de escrita e as dificuldades encontradas ao elaborar textos coesos
e coerentes. Os resultados ressaltam a importância de práticas pedagógicas que
integrem esses conceitos, promovendo o desenvolvimento da escrita e a superação
das barreiras linguísticas enfrentadas pelos estudantes.
Palavras-chave: Coerência. Coesão. Produção textual.