Andressa Vitória Rodrigues da Silva
Graduanda do curso de
Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade
Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: andressavitoriar032@gmail.com
Sofia Moraes Cutrim
Graduanda
do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: sofialetrasuema@gmail.com
Maria Eduarda Vidal de
Sousa
Graduanda
do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da
Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: mariaduda.vidal7@gmail.com
Ana Claudia Menezes Araujo
Professora de Língua
Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Maranhão Campus Santa
Inês. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas
Gerais. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí.
Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras pela Universidade
Estadual do Maranhão. E-mail:
claudia-ama@hotmail.com
Fagner Gomes do Nascimento
Professora do
Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão Campus
Santa Inês. Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande.
Mestre emLetras pela Universidade Federal do Maranhão.
fagnernascimento01@yahoo.com.br
RESUMO
Pode-se afirmar
que o ensino de língua inglesa no brasil enfrenta grandes desafios,
principalmente no que se refere a prática da pronúncia. Isso deve-se a
problemas como lacunas na formação dos professores e ausência de estratégias de
ensino que realmente trabalhem a prática da pronúncia de forma eficiente.
Diante disso, o presente estudo visou investigar as estratégias pedagógicas
voltadas para o ensino de pronúncia de língua inglesa utilizadas no 2º ano do
ensino médio de uma escola pública, localizada na cidade de Pindaré-Mirim, no
Maranhão. A pesquisa, de natureza aplicada e exploratória, envolveu 27 alunos e
o professor de inglês da turma, além disso, utilizou questionários como
principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicaram que
o professor integra variados recursos ao ensino de pronúncia de língua inglesa,
principalmente recursos digitais. Ademais, os alunos que participaram das
atividades relataram desenvolver maior autoconfiança e melhorias na pronúncia.
Assim, o estudo reforça a importância de metodologias estratégicas de ensino
que integrem a pronúncia ao currículo, promovendo um aprendizado mais eficaz.
Palavras-chave: Língua inglesa. Pronúncia. Ensino de línguas. Estratégias pedagógicas.