DOI: 10.5281/zenodo.16953647

 

Andressa Vitória Rodrigues da Silva 

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: andressavitoriar032@gmail.com

 

Sofia Moraes Cutrim

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: sofialetrasuema@gmail.com

 

Maria Eduarda Vidal de Sousa

Graduanda do curso de Licenciatura em Letras: Língua Portuguesa e Língua Inglesa da Universidade Estadual do Maranhão - UEMA. E-mail: mariaduda.vidal7@gmail.com

 

Ana Claudia Menezes Araujo 

Professora de Língua Portuguesa e Linguística da Universidade Estadual do Maranhão Campus Santa Inês. Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Estudos de Linguagem pela Universidade Federal do Piauí. Especialista em Língua Portuguesa e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Maranhão. E-mail: claudia-ama@hotmail.com

 

Fagner Gomes do Nascimento

Professora do Departamento de Letras e Pedagogia da Universidade Estadual do Maranhão Campus Santa Inês. Doutorando em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande. Mestre emLetras pela Universidade Federal do Maranhão.

fagnernascimento01@yahoo.com.br


RESUMO

Pode-se afirmar que o ensino de língua inglesa no brasil enfrenta grandes desafios, principalmente no que se refere a prática da pronúncia. Isso deve-se a problemas como lacunas na formação dos professores e ausência de estratégias de ensino que realmente trabalhem a prática da pronúncia de forma eficiente. Diante disso, o presente estudo visou investigar as estratégias pedagógicas voltadas para o ensino de pronúncia de língua inglesa utilizadas no 2º ano do ensino médio de uma escola pública, localizada na cidade de Pindaré-Mirim, no Maranhão. A pesquisa, de natureza aplicada e exploratória, envolveu 27 alunos e o professor de inglês da turma, além disso, utilizou questionários como principais instrumentos de coleta de dados. Os resultados obtidos indicaram que o professor integra variados recursos ao ensino de pronúncia de língua inglesa, principalmente recursos digitais. Ademais, os alunos que participaram das atividades relataram desenvolver maior autoconfiança e melhorias na pronúncia. Assim, o estudo reforça a importância de metodologias estratégicas de ensino que integrem a pronúncia ao currículo, promovendo um aprendizado mais eficaz.

Palavras-chave: Língua inglesa. Pronúncia. Ensino de línguas. Estratégias pedagógicas.