DOI: 10.5281/zenodo.16953710

 

Pedro Henrique Pereira Amaral

Licenciando em Química (UENF)

 

Maria Luiza Oliveira de Souza

Licencianda em Química (UENF)

 

Lucimar da Silva Pereira Junior

Professor na Rede Pública Municipal de Campos dos Goytacazes/RJ.

Mestrando em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Educação (PPGCE/IECU). Pedagogo (ISEPAM) e Cientista Social (UNICSUL); Licenciando em História pelo Centro Universitário ETEP.  Especialização em Teoria da História e Historiografia (FFOCUS), Antropologia Cultural e Social (FFOCUS) e em Educação, Política e Sociedade (FESL).

 

RESUMO

Este artigo aborda o ensino dos estados físicos da água no 5º ano do Ensino Fundamental, destacando sua importância para a compreensão dos fenômenos naturais e o desenvolvimento do pensamento científico. A água, enquanto recurso essencial, exige uma abordagem didática que relacione conceitos científicos ao cotidiano dos alunos, promovendo a conscientização ambiental. Assim, o estudo propõe estratégias pedagógicas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), favorecendo a aprendizagem interdisciplinar. A pesquisa, baseada em revisão bibliográfica e análise de práticas pedagógicas, demonstra que metodologias ativas, como experimentação, atividades lúdicas e abordagens interdisciplinares, potencializam o engajamento e a assimilação dos conteúdos. Além disso, a vinculação do tema a questões ambientais contribui para o desenvolvimento de competências críticas e socioambientais. Os resultados reafirmam a importância de práticas reflexivas no ensino de Ciências, preparando os alunos para compreender e enfrentar desafios ambientais e científicos de forma consciente e responsável.

Palavras-chave: Ensino de Ciências. Estados Físicos da Água. Aprendizagem Significativa. Ensino Fundamental. Metodologias Ativas.