Josina Alves Martins
Leite
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, josinaleitero@gmail.com
Ana Caroline Pina de
Souza
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, carolinepina18@hotmail.com
Luciana Castro Martins
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, lucianacastro.23@hotmail.com
Lucimeire do Espirito
Santo Paim
Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação,
lucimeirespaim@hotmail.com
Raquel Lemes da Silva
Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação,
raquellemesdasilva97@gmail.com
Ernestina Nogueira da
Motta
Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação,
ernestinamotta@gmail.com
RESUMO
O presente trabalho é
uma reflexão sobre a importância da ludicidade em diferentes espaços
educativos, como uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento do sujeito.
Apresenta um estudo com ponderações acerca do trabalho lúdico e brincadeiras
desenvolvidas com as crianças. Objetiva conhecer as finalidades do brincar e
como pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem em diferentes espaços,
compreender e identificar os benefícios da ludicidade no desenvolvimento do
sujeito e discutir como o professor pode mediar este conhecimento durante o
processo de aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização foi a
pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Com viés de aspectos
exploratórios e descritivos, já que os dados extraídos serão obtidos por meio
de fontes bibliográficas analisadas. Esse tema é amplo e relevante para a
formação integral do educando, e, está em evidência no processo de
aprendizagem, pois as crianças se sentem melhor quando aprendem de maneira
lúdica. Assim, o afeto e a cognição constituem perspectivas inseparáveis que
está presente no cotidiano da sala de aula e além dos muros da instituição de
ensino, mostrando que a junção entre educação e
ludicidade pode trazer relevantes contribuições no que se refere à construção
da criança, tendo em vista que é no brincar, que, a criança ou adulto se torna
criativo e utiliza sua personalidade integral uma vez que sendo criativo o
mesmo descobre seu próprio eu. Além disso, o brincar é uma das ferramentas
dessa nova educação e as atividades lúdicas, visam facilitar as vivências
dentro e fora dos espaços da sala de aula.
Palavras-chave: Ludicidade. Aprendizagem. Brincadeiras.