DOI: 10.5281/zenodo.17165755

 

Josina Alves Martins Leite

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, josinaleitero@gmail.com

 

Ana Caroline Pina de Souza

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, carolinepina18@hotmail.com

 

Luciana Castro Martins

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, lucianacastro.23@hotmail.com

 

Lucimeire do Espirito Santo Paim

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, lucimeirespaim@hotmail.com

 

Raquel Lemes da Silva

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação,

raquellemesdasilva97@gmail.com

 

Ernestina Nogueira da Motta

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, ernestinamotta@gmail.com

 

RESUMO

O presente trabalho é uma reflexão sobre a importância da ludicidade em diferentes espaços educativos, como uma ferramenta facilitadora no desenvolvimento do sujeito. Apresenta um estudo com ponderações acerca do trabalho lúdico e brincadeiras desenvolvidas com as crianças. Objetiva conhecer as finalidades do brincar e como pode auxiliar no processo de ensino aprendizagem em diferentes espaços, compreender e identificar os benefícios da ludicidade no desenvolvimento do sujeito e discutir como o professor pode mediar este conhecimento durante o processo de aprendizagem. A metodologia utilizada para a realização foi a pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico. Com viés de aspectos exploratórios e descritivos, já que os dados extraídos serão obtidos por meio de fontes bibliográficas analisadas. Esse tema é amplo e relevante para a formação integral do educando, e, está em evidência no processo de aprendizagem, pois as crianças se sentem melhor quando aprendem de maneira lúdica. Assim, o afeto e a cognição constituem perspectivas inseparáveis que está presente no cotidiano da sala de aula e além dos muros da instituição de ensino, mostrando que a junção entre educação e ludicidade pode trazer relevantes contribuições no que se refere à construção da criança, tendo em vista que é no brincar, que, a criança ou adulto se torna criativo e utiliza sua personalidade integral uma vez que sendo criativo o mesmo descobre seu próprio eu. Além disso, o brincar é uma das ferramentas dessa nova educação e as atividades lúdicas, visam facilitar as vivências dentro e fora dos espaços da sala de aula.

Palavras-chave: Ludicidade. Aprendizagem. Brincadeiras.