Vanessa Vieira Gomes Borges
Formada em pedagogia e
Especialista na área de Educação, vanessavieira.pedagoga@hotmail.com e-mail.
Ivanilda Pereira Lemes da Silva
Formada em pedagogia e
Especialista na área de Educação, ivanildapereiralemes@gmail.com
Ivone Pereira Lemes
Formada em pedagogia e
Especialista na área de Educação, ivonelemes2012@hotmail.com
Anastácia Aparecida Trindade Santana
Formada em pedagogia e
Especialista na área de Educação, anastaciatrindade@hotmail.com
Maria Aparecida Lopes Faustino
Formada em pedagogia e
Especialista na área de Educação
Urya Regina Novaes da Silva Sales
Formada em pedagogia e
Especialista na área de Educação,
uryaregina@gmail.com
RESUMO
O
presente artigo descreve uma experiência pedagógica desenvolvida por docentes
do Ensino Fundamental, que teve como foco a implementação do currículo
funcional no atendimento a alunos com deficiência. A investigação foi conduzida
em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino, envolvendo crianças das
séries iniciais, e buscou compreender de que forma a utilização dessa abordagem
curricular poderia favorecer processos de aprendizagem e inclusão. O currículo
funcional foi concebido como uma estratégia de organização de práticas
educativas, orientadas pela adaptação de atividades às necessidades individuais
dos estudantes, de modo a garantir-lhes acesso a experiências significativas e
contextualizadas. O objetivo central da experiência consistiu em promover a
aquisição de habilidades que extrapolassem o campo acadêmico, enfatizando a
formação de competências voltadas para a autonomia, a independência e a
participação ativa em situações do cotidiano. Nesse sentido, a proposta buscou
potencializar a qualidade de vida dos educandos, ampliando suas possibilidades
de inserção social e escolar. A prática pedagógica, fundamentada no currículo
funcional em ambientes naturais, possibilitou reflexões críticas acerca da
relevância de metodologias inclusivas que considerem a singularidade de cada
aluno. Constatou-se que o trabalho intencional e adaptado contribui para a
efetiva inclusão e para o reconhecimento da escola como espaço de
desenvolvimento integral e de exercício da cidadania.
Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Currículo Funcional.