DOI: 10.5281/zenodo.17165831

 

Vanessa Vieira Gomes Borges

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, vanessavieira.pedagoga@hotmail.com e-mail.

 

Ivanilda Pereira Lemes da Silva

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, ivanildapereiralemes@gmail.com

 

Ivone Pereira Lemes

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, ivonelemes2012@hotmail.com

 

Anastácia Aparecida Trindade Santana

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, anastaciatrindade@hotmail.com

 

Maria Aparecida Lopes Faustino

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação

 

Urya Regina Novaes da Silva Sales

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação,

uryaregina@gmail.com

 

RESUMO

O presente artigo descreve uma experiência pedagógica desenvolvida por docentes do Ensino Fundamental, que teve como foco a implementação do currículo funcional no atendimento a alunos com deficiência. A investigação foi conduzida em uma escola da Rede Pública Municipal de Ensino, envolvendo crianças das séries iniciais, e buscou compreender de que forma a utilização dessa abordagem curricular poderia favorecer processos de aprendizagem e inclusão. O currículo funcional foi concebido como uma estratégia de organização de práticas educativas, orientadas pela adaptação de atividades às necessidades individuais dos estudantes, de modo a garantir-lhes acesso a experiências significativas e contextualizadas. O objetivo central da experiência consistiu em promover a aquisição de habilidades que extrapolassem o campo acadêmico, enfatizando a formação de competências voltadas para a autonomia, a independência e a participação ativa em situações do cotidiano. Nesse sentido, a proposta buscou potencializar a qualidade de vida dos educandos, ampliando suas possibilidades de inserção social e escolar. A prática pedagógica, fundamentada no currículo funcional em ambientes naturais, possibilitou reflexões críticas acerca da relevância de metodologias inclusivas que considerem a singularidade de cada aluno. Constatou-se que o trabalho intencional e adaptado contribui para a efetiva inclusão e para o reconhecimento da escola como espaço de desenvolvimento integral e de exercício da cidadania.

Palavras-chave: Educação Inclusiva. Inclusão. Currículo Funcional.