Josina Alves Martins Leite
Formada em pedagogia
e Especialista na área de Educação, josinaleitero@gmail.com
Sebastiana Felix da
Cruz Freitas
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, sebastianafelixdacruz@hotmail.com
Vilma de Araújo Pereira
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, vilma_roo1967@hotmail.com
Luciana Américo dos
Santos
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, Itálico, luciana805080@gmail.com
Gisele Mendes dos
Santos
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, giselemendes626@gmail.com
Andreia Dias Neto
Formada em
pedagogia e Especialista na área de Educação, andreiadias.neto@gmail.com
RESUMO
O
texto discute a importância do contato das crianças com a natureza em
contraponto ao crescente uso de tecnologias e à realidade de espaços escolares
fechados. Propõe o desemparedamento,
conceito de Léa Tiriba, que
sugere sair dos espaços limitados pelas quatro paredes e buscar experiências ao
ar livre, onde as crianças possam vivenciar, explorar e aprender com o ambiente
natural. Autores como Gandhy Piorski,
Richard Louv, Willms, e Ferreira Santos & Almeida são citados para reforçar a ideia de
que a natureza estimula a imaginação, a sensibilidade, o corpo, e as emoções
das crianças. O brincar com elementos naturais – água, terra, ar e fogo – é
visto como essencial para o desenvolvimento integral da infância. As autoras,
educadoras com experiência na Educação Infantil em Rondonópolis (MT), relatam
avanços nas estruturas escolares e formações pedagógicas, mas também apontam
limitações no uso dos espaços ao ar livre, como o calor intenso, a falta de
sombra, a burocracia e o medo de acidentes. As experiências com a natureza,
embora existentes, ainda são esporádicas e pouco integradas à rotina escolar.
Por fim, o texto defende que é preciso repensar práticas pedagógicas, abrir-se
ao imprevisível, vencer inseguranças e retomar o protagonismo da criança em
conexão com a natureza. Isso exige sensibilidade, coragem e compromisso do
educador com uma educação mais viva, afetiva e libertadora.
Palavras-chave: Crianças. Natureza. Brincar.