DOI: 10.5281/zenodo.17165762

 

Josina Alves Martins Leite

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, josinaleitero@gmail.com

 

Sebastiana Felix da Cruz Freitas

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, sebastianafelixdacruz@hotmail.com

 

Vilma de Araújo Pereira

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, vilma_roo1967@hotmail.com

 

Luciana Américo dos Santos

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, Itálico, luciana805080@gmail.com

 

Gisele Mendes dos Santos

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, giselemendes626@gmail.com

 

Andreia Dias Neto

Formada em pedagogia e Especialista na área de Educação, andreiadias.neto@gmail.com

 

RESUMO

O texto discute a importância do contato das crianças com a natureza em contraponto ao crescente uso de tecnologias e à realidade de espaços escolares fechados. Propõe o desemparedamento, conceito de Léa Tiriba, que sugere sair dos espaços limitados pelas quatro paredes e buscar experiências ao ar livre, onde as crianças possam vivenciar, explorar e aprender com o ambiente natural. Autores como Gandhy Piorski, Richard Louv, Willms, e Ferreira Santos & Almeida são citados para reforçar a ideia de que a natureza estimula a imaginação, a sensibilidade, o corpo, e as emoções das crianças. O brincar com elementos naturais – água, terra, ar e fogo – é visto como essencial para o desenvolvimento integral da infância. As autoras, educadoras com experiência na Educação Infantil em Rondonópolis (MT), relatam avanços nas estruturas escolares e formações pedagógicas, mas também apontam limitações no uso dos espaços ao ar livre, como o calor intenso, a falta de sombra, a burocracia e o medo de acidentes. As experiências com a natureza, embora existentes, ainda são esporádicas e pouco integradas à rotina escolar. Por fim, o texto defende que é preciso repensar práticas pedagógicas, abrir-se ao imprevisível, vencer inseguranças e retomar o protagonismo da criança em conexão com a natureza. Isso exige sensibilidade, coragem e compromisso do educador com uma educação mais viva, afetiva e libertadora.

Palavras-chave: Crianças. Natureza. Brincar.