Gabriel José Leite
Borges
Graduado em Matemática pela Faculdade do Sertão do Pajeú - FASP, e-mail: gabriel.borgeslife@gmail.com
Leandro Quaresma
de Sousa
Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSertão - PE, e-mail:
prof.leandroquaresma@gmail.com
RESUMO
A preocupação desse estudo está em delinear a
contribuição do uso do GeoGebra como recurso auxiliar no processo de
aprendizagem significativa e mediação do trabalho docente. Este artigo tem como
objetivo investigar o uso do GeoGebra nas aulas de matemática no Ensino Médio,
de forma que a interação e manipulação do software
pelo professor possa proporcionar a solidificação do conteúdo por parte do
aluno, além da sua capacidade de autonomia e investigação. Sendo assim,
realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tomando base da
leitura e extração de ideias de artigos, sites, livros e documentos de autores
como Ausubel (2003), Johnson e Hansen (2005), Shabiralyani (2015), entre
outros, procurando ascender a importância do GeoGebra como aparato coadjuvante
na construção do conhecimento e aprendizagem por meio de uma metodologia
construtivista. Concluiu-se a importância do conhecimento do professor na
utilização do software promovendo uma
aprendizagem não mecânica quando o docente se apropria de uma metodologia que
valoriza também os saberes prévios do aluno, contribuindo para a redução da
abstração de conhecimentos do educando de modo que garanta a construção da
aprendizagem significativa.
Palavras-chave: Função. Software. Gráfico. Inovação. Metodologia.