DOI: 10.5281/zenodo.17165719

 

Gabriel José Leite Borges

Graduado em Matemática pela Faculdade do Sertão do Pajeú - FASP, e-mail: gabriel.borgeslife@gmail.com

 

Leandro Quaresma de Sousa

Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pelo IFSertão - PE, e-mail: prof.leandroquaresma@gmail.com

 

RESUMO

A preocupação desse estudo está em delinear a contribuição do uso do GeoGebra como recurso auxiliar no processo de aprendizagem significativa e mediação do trabalho docente. Este artigo tem como objetivo investigar o uso do GeoGebra nas aulas de matemática no Ensino Médio, de forma que a interação e manipulação do software pelo professor possa proporcionar a solidificação do conteúdo por parte do aluno, além da sua capacidade de autonomia e investigação. Sendo assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo, tomando base da leitura e extração de ideias de artigos, sites, livros e documentos de autores como Ausubel (2003), Johnson e Hansen (2005), Shabiralyani (2015), entre outros, procurando ascender a importância do GeoGebra como aparato coadjuvante na construção do conhecimento e aprendizagem por meio de uma metodologia construtivista. Concluiu-se a importância do conhecimento do professor na utilização do software promovendo uma aprendizagem não mecânica quando o docente se apropria de uma metodologia que valoriza também os saberes prévios do aluno, contribuindo para a redução da abstração de conhecimentos do educando de modo que garanta a construção da aprendizagem significativa.

Palavras-chave: Função. Software. Gráfico. Inovação. Metodologia.