DOI: 10.5281/zenodo.17457409

 

Francisco Silva Oliveira

Graduando em Letras inglês e português pelo Universidade Estadual do Maranhão. Nascido e residente em Santa Luzia do Paruá-Ma, é atuante como professor da municipal de educação e particular, além de atuar como pesquisador do grupo de pesquisa MELP (UEMA)


RESUMO

O presente artigo tem por objetivo analisar a formação docente e quais as dificuldades curriculares e práticas a respeito da inclusão, partindo da crua realidade dos professores. Se pode argumentar que a formação docente básica não se debruça com afinco no estudo da educação especial e inclusiva, ou seja, é insuficiente, pois torna o trabalho prático do profissional da educação mais difícil por não sido contemplado com esse estudo na graduaçã. Nesse sentido, os estágios curriculares não preparam o graduando para lidar com a realidade e os desafios de uma sala com alunos com deficiência. O presente trabalho se dá a partir de uma pesquisa bibliográfica que servirá de base para a reflexão do assunto e apontar as possíveis soluções para essa problemática que possui uma série de problemas.

Palavras-chave: Educação especial, inclusão, formação docente, escola.